Energia elétrica é a base para o desenvolvimento socioeconômico, que está cada vez mais acelerado no Maranhão. Cresce o número de imóveis residenciais, comerciais, industriais, rurais e, com eles, cresce também a demanda para as novas ligações desses imóveis na rede de energia elétrica. Somente no período de janeiro a outubro deste ano, foram atendidas mais de 82 mil ligações novas em todo o Estado.
Para fazer a solicitação do pedido de ligação é muito simples. Basta que o solicitante se dirija à agência de atendimento mais próxima com o CPF e o RG, lembrando, ainda, a importância de não ter contas vencidas no CPF do cliente que pretende solicitar. Caso o solicitante possua uma renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa, a Companhia poderá, ainda, cadastrá-lo com o benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica como baixa renda. Basta que apresente o cartão de benefício social (Bolsa Escola, Bolsa Família, Vale Gás, Pro-Jovem) ou outro documento que tenha Número de Inscrição Social (NIS).
Outro ponto de grande importância para a efetivação da ligação elétrica é a padronização prévia da instalação, pois antes que a equipe da CEMAR vá fazer a ligação, o cliente já precisa ter instalado no imóvel os seguintes componentes: caixa de medição, disjuntor, sistema de aterramento, eletrodutos (antichamas), condutores, dentre outros acessórios que são indispensáveis para o fornecimento de energia, que são chamados de “padrão de ligação nova”.
O padrão de ligação nova da Companhia existe para garantir segurança e qualidade no fornecimento da energia elétrica. “Às vezes só falta um pequeno detalhe pra completar a ligação. Pode ser um disjuntor, às vezes um pontalete de ferro que aumenta a altura e protege essa fiação externa contra carros que passam próximos ao local, enfim, geralmente são coisas básicas, mas que fazem bastante diferença para qualidade no atendimento”, explica o Executivo de Serviço de Rede da CEMAR de Imperatriz, Pedro Jorge, sobre os frequentes erros de padrão, que são sempre reparados. O cliente tem a opção de financiar o padrão com a CEMAR (com o valor cobrado na conta de luz) ou pode adquirir o material por conta própria.
Por isso, a importância da compra de produtos com qualidade para a montagem do padrão é a garantia do uso da energia elétrica com segurança e continuidade. Um exemplo são as empresas habilitadas para a venda do padrão de ligação nova da CEMAR. São mais de 200 lojas em todo o Maranhão, segundo levantamento realizado pela Companhia no primeiro semestre de 2012.
Atendimento – Para ser ainda mais eficiente no seu atendimento, a CEMAR tem ampliado a divulgação das informações para os clientes. O Executivo de Serviço de Rede da CEMAR, Pedro Jorge, explica que a Companhia dispõe de vários canais de atendimento para tirar dúvidas. “Dispomos do atendimento presencial nas agências, o atendimento telefônico via Central 116, o site www.cemar116.com.br, além de cartilha educativa, onde esclarecemos a maneira correta de fazer o padrão”, afirma. (Assessoria de Imprensa da CEMAR)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14847
Cemar fez mais de 82 mil novas ligações em todo o Estado até outubro
Veja como fazer pela primeira vez o pedido de ligação de energia em imóvel
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