Com o tema “Consumo consciente: um novo hábito, um novo mundo”, a CEMAR iniciou desde a última segunda-feira, dia 10, a Semana da Sustentabilidade. O intuito da semana é motivar os colaboradores ao consumo sustentável por meio de palestras, enquete com perguntas temáticas, dentre outras atividades que envolvem o ensino lúdico de práticas ambientais.
A Semana de Sustentabilidade da CEMAR será realizada até o dia 14 de junho, pelos colaboradores, sob uma programação nova a cada dia. A abertura do evento contou com a participação dos executivos de cada gerência falando sobre a importância desta semana e os benefícios que o planeta ganha com atitudes como esta.
O técnico de Segurança e Meio Ambiente, Rogério Farias, explica que “o foco em meio ambiente ainda é novo em algumas empresas, mas se todos os dias nós falarmos que ele precisa ser cuidado, com certeza as pessoas vão adquirir essa vontade de preservação. Com um trabalho bastante intenso em palestras explicativas, acredito que todos nós vamos entender a importância de ter um mundo melhor”.
Os colaboradores também fizeram uma peça teatral, que mostrou com humor as diferenças entre o consumidor despreocupado com o meio ambiente e o consumidor consciente da importância de ações sustentáveis.
Palestras - A programação seguiu no dia 11, com palestra para os alunos da Escola Municipal Tocantins. A apresentação foi dividida em três partes: a primeira foi uma animação que explicava os problemas que o intenso consumo de energia pode causar. Na segunda parte os técnicos de segurança da Companhia falaram sobre economia de energia e os cuidados ao utilizar equipamentos elétricos. Em seguida, foi tratada a importância do cuidado com a natureza, a reciclagem e a prática sustentável.
Gabriel Rocha, estudante do 5º ano, mostrou que assimilou bem o que foi apresentado. “Aprendi que tem que jogar lixo no lixo, porque se deixar o lixo no ambiente contamina tudo e a gente contrai doenças e, se a gente fizer isso, a água vai acabar e o planeta também. Gostei muito de ter aprendido mais sobre economizar energia e cuidar do meio ambiente”.
Durante a tarde, no auditório da sede da CEMAR em Imperatriz, os colaboradores participaram da palestra do jornalista e ambientalista Domingos Cezar, que tratou sobre o desafio de desenvolver de forma sustentável. Na oportunidade, o também membro do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Commam) falou sobre sua trajetória junto aos movimentos de preservação ambiental.
Com o foco na geração de energia por meio de usinas hidrelétricas, por conta do seu trabalho no rio Tocantins, Domingos falou da necessidade de desenvolver uma consciência coletiva e que cada um pode contribuir para o uso racional dos recursos naturais para evitar degradação.
“Quando falo sobre minha preocupação com o consumo de energia, não é apenas de forma econômica. Na verdade, quando economizo energia, estou colaborando para que novas hidrelétricas não sejam construídas, principalmente, no rio Tocantins. Há uma grande demanda, há uma grande necessidade de energia, porque a população está aumentando, as empresas estão chegando, junto com novos investidores e novos investimentos. E, evidentemente, vão precisar de energia”, ressaltou o ambientalista.
Filho de pescadores e colaborador da CEMAR há 25 anos, Lídio Roberto Guimarães comentou a importância da discussão desses temas dentro da Companhia. “Nasci e fui criado na beira do mar. Então, desde pequeno já sabia da necessidade da preservação ambiental. Porém, é muito importante para todos nós podermos conhecer mais sobre esse assunto e das ações que são realizadas na nossa cidade. Melhora a nossa conscientização, ganha a empresa e ganhamos todos nós um ambiente preservado”. (Assessoria de Imprensa da CEMAR)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14728
Comentários