A turma conta com 20 alunos e curso terá a duração de 120 horas

Conjuntores, rede elétrica, circuitos, instalação. Essas palavras, a partir de agora, vão se tornar comuns no vocabulário dos alunos do curso de Introdução à Eletricidade. A capacitação é uma iniciativa da Cemar em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e vai beneficiar 20 alunos de Imperatriz.
Com duração de 120 horas, o curso visa formar profissionais com conhecimento dos parâmetros conceituais básicos sobre a eletricidade residencial para atuarem junto à Companhia. Durantes as aulas, os estudantes receberão conhecimento teóricos e práticos sobre segurança em instalações e serviços em eletricidade, instalações elétricas de baixa tensão, uso racional de energia, entre outros.
O agente de comunidade da Cemar, Wesley Aristarco, ressalta que, além do conhecimento técnico do curso, o Programa de Qualificação Profissional oferece a possibilidade de as pessoas crescerem por meio de conhecimento e conseguirem um emprego na área. “Quando oferecemos esse tipo de curso, queremos em primeiro lugar proporcionar qualificação profissional para as pessoas e também captar futuros colaboradores para Companhia. E espero que aqui muitos possam estar participando dos nossos processos seletivos”, enfatiza.
O técnico administrativo José Teixeira de Sousa conta que se interessou pelo curso como uma forma de buscar mais conhecimento. “Eu já trabalhei um pouco na área com um conhecido da família, que já é eletricista há muito tempo, e eu gosto da matéria. Eu já faço alguns trabalhos, mas é empiricamente, faltava o conhecimento técnico”, disse.
Outro aluno que já atua como eletricista vê nessa formação uma possibilidade de atualização profissional. “Vim fazer o curso como forma de aprimoramento. Sempre é bom a gente buscar novos conhecimentos. Vi o curso e pensei que poderia ser uma forma de ter mais conhecimento sobre minha área de atuação”, conta Francisco das Chagas, que atua como eletricista há sete anos.
Programa Capacitação Profissional - Essa iniciativa faz parte da Política de Responsabilidade Social da Companhia e está no seu terceiro ano consecutivo. Anualmente trabalha-se de 8 a 10 cursos. Em 2013, foram mais 300 pessoas formadas. Os cursos acontecem em todas as regionais do Estado, sempre visando suprir as demandas locais. O objetivo do programa é promover capacitação profissional, criar oportunidades no mercado de trabalho e aumentar a geração de renda das famílias com a oferta de cursos gratuitos para as comunidades. (Assessoria de Imprensa da Cemar)