As festividades de final de ano, os eventos públicos e particulares e as decorações para natal e ano novo exigem um planejamento especial. Por isso, o objetivo maior do Plano é garantir a continuidade e a qualidade no fornecimento de energia elétrica, além do rápido restabelecimento do sistema elétrico em caso de falta, proporcionando o máximo de conforto e segurança às pessoas durante as festividades de fim de ano e início do período de chuvas.

Assim, o Maranhão estará menos sujeito a problemas de ordem técnica, já que há causas intempestivas relacionadas a fenômenos naturais (descargas atmosféricas, fortes ventos, erosões, etc), acidentes em vias públicas e vandalismo também podem comprometer o fornecimento de energia elétrica.
Durante todo o período de estiagem, as ações de manutenção preventiva têm sido intensificadas objetivando a diminuição dos impactos do início do período chuvoso, que geralmente coincidem com as festas de final de ano. A Cemar mantém nas áreas litorâneas a lavagem de rede elétrica e dá sequência à substituição dos isoladores comuns por isoladores híbridos (a base de silicone). Esses isoladores são mais resistentes à ação do tempo.
Além disso, outras ações, como a troca de ramais, colocação de espaçadores na rede de baixa tensão, poda de galhos de árvores próximos à rede de energia, troca de transformadores e cruzetas, também foram realizadas.
Números - Em todo Estado serão 276 equipes e 946 profissionais, entre engenheiros, técnicos, operadores, eletricistas e analistas de TI/Telecom que estarão em regime de plantão no período festivo para garantir o atendimento em todo o Estado.
Na região Tocantina, serão 169 profissionais e 68 equipes. Essas equipes ficarão posicionadas em pontos estratégicos, onde acontece grande concentração de pessoas para comemoração do Natal e virada de ano nos principais municípios da região. A Central de Atendimento 116 estará com número reforçado de atendentes e haverá, ainda, profissionais trabalhando em sobreaviso.
Plantão especial – No Natal: das 12:00h do dia 24/12 às 08:00h do dia 26/12, já no réveillon: das 12:00h do dia 31/12 às 08:00h do dia 02/01/2015.
Interior do Estado - Em cada regional, haverá um executivo responsável pela mobilização da estrutura planejada. Em todas as bases, líderes estarão à disposição para suporte e controle das equipes. As áreas de Manutenção e Expansão ficarão de sobreaviso em caso de uma eventual necessidade de mobilização. Para que tudo transcorra com tranquilidade, as equipes estarão a postos nos horários pré-definidos. Para todo o Estado, a Central de Atendimento 116 já vem trabalhando com número maior de atendentes. Caso necessário, atendentes que já estarão de sobreaviso serão acionados.
Ligação Provisória - Promotores de eventos foram alertados pela Companhia que fornece energia elétrica para o Estado, para se certificarem junto aos proprietários de imóveis escolhidos para a festa se as instalações internas suportam o volume de equipamentos que serão utilizados (sistema de som, iluminação, palco etc.). É muito importante não deixar para última hora.
As prefeituras, que geralmente realizam eventos em praças públicas na virada do ano, também devem procurar a Cemar para o pedido de ligação provisória. A Companhia presta o serviço de vistoria e avaliação do carregamento da área de transformação evitando, assim, que haja sobrecarga na rede e a consequente interrupção no fornecimento de energia elétrica. Basta entrar em contato com o número 116 da CEMAR e agendar a avaliação da carga elétrica com antecedência de até dez dias úteis antes do início do evento.
Muita gente deixa para a última hora aquela lista de afazeres que precisam ser concluídos até o final do ano. Pensando nisso, a Cemar comunica como funcionarão alguns de seus serviços para o período. O atendimento por meio do 116 continuará por todos os dias da semana, 24 horas por dia, com reforço durante o período de festas como parte das ações do Plano operacional de para as festas de fim de ano. (Assessoria de Imprensa da CEMAR)

Agências de atendimento
Há solicitações que para serem feitas ou concluídas o cliente deve se dirigir a uma das 222 agências de atendimento da Cemar no Estado, mas o horário do funcionamento delas obedecerá a seguinte programação:
Dias 24/12 e 31/12 – Funcionará das 8:00h às 12:00h.
Dias 25/12 e 01/01/15 – Não haverá funcionamento.

Postos do ECOCEMAR
Dias 24/12 e 25/12 – Não haverá funcionamento.
Dias 31 e 01/01/15 – Não haverá funcionamento.