Durante o período carnavalesco há quem goste de cair na folia e há quem queira aproveitar o feriado prolongado para descansar. Mas o importante mesmo é aproveitar o carnaval com energia e conforto. Por isso, para garantir a máxima continuidade e qualidade na energia fornecida, a Companhia Energética do Maranhão reforçou o número de equipes para o atendimento dos seus clientes em todo o Estado, para em casos de falta de energia, o restabelecimento do sistema elétrico aconteça com maior agilidade.
O Plano Operacional de Carnaval mobilizará mais de 1.000 profissionais, entre engenheiros, técnicos, operadores e eletricistas que estarão em regime de plantão especial, para em casos de falta de energia, o restabelecimento do sistema elétrico aconteça com maior agilidade e segurança para todos, e as festas carnavalescas transcorram normalmente, mesmo em caso de chuva.
Ações preventivas ocorrem constantemente, e estão sendo intensificadas, objetivando a diminuição dos impactos do período chuvoso, que geralmente coincidem com a festa momesca, e aumentar a confiabilidade das redes elétricas. E dentre as ações estão: inspeção prévia, lavagem dos componentes das subestações e das redes de distribuição para minimizar os efeitos da poluição; substituição de isoladores, implantação de espaçadores e podas de galhos de árvores. Essas ações ainda colaboram para minimizar o risco de acidente.
Fique atento e evite transtornos!
A Cemar alerta que alguns casos de falta de energia podem estar relacionados a acidentes em vias públicas com quebra de postes que muitas vezes comprometem o fornecimento de energia elétrica e a segurança das pessoas. Só no ano de 2017 foram contabilizados pela Cemar 2.109 acidentes em vias públicas com quebra de postes, 159 acidentes a mais, quando comparado com 2016.
Vale destacar a necessidade de redobrar a atenção na direção para não ocasionar colisões contra postes e assim evitar o desconforto da falta de energia elétrica. E caso, as pessoas presenciem algum acidente com essas características, é importante entrar em contato imediatamente com a Cemar, por meio da Central de Atendimento 116 e com o Corpo de Bombeiros 193 para que as medidas de segurança e restabelecimento do fornecimento sejam tomadas com maior agilidade.
Atendimento
As agências de atendimento presencial ao cliente estarão abertas até sexta-feira, dia 9, retornando na quarta-feira, dia 14, a partir das 14 horas. O atendimento pela Central 116 e o chat www.cemar116.com.br continuarão funcionando 24h, com 100% da operação, assim como pelo APP Cemar.
Ecocemar
Durante e depois da folia, as latinhas de alumínio, garrafas pet e todo tipo de material reciclável devem ser recolhidos para gerar desconto na fatura de energia pelo projeto ECOCEMAR, que já coletou mais de 20 mil toneladas de resíduos recicláveis nos municípios de São Luís, Paço do Lumiar, Imperatriz, Caxias e Timon. Os postos estarão com atendimento até sábado, dia 9, até as 12 horas, retornando na quinta-feira, dia 15.
As equipes envolvidas no plantão especial de carnaval serão posicionadas em pontos estratégicos nos circuitos oficiais da folia, definidos pelas prefeituras e governo do estado e,estarão munidas com tecnologia de comunicação, para garantir eficiência na troca de informações com o Centro de Operações Integradas (COI) e, com isso, agilizar o atendimento às eventuais ocorrências relacionadas ao fornecimento da energia elétrica. (Assessoria de Imprensa da Cemar)
Comentários