As festividades de final de ano, os eventos públicos e particulares e as decorações para natal e ano novo exigem, em todo o Estado, um planejamento especial. Pensando nas peculiaridades desse período, a CEMAR elabora todos os anos o Plano Operacional Especial de Final de Ano. Os detalhes desse planejamento serão apresentados em uma coletiva de imprensa hoje (07), a partir das 10h, no Escritório Regional da CEMAR.
O objetivo maior do Plano é garantir a continuidade no fornecimento de energia elétrica, além do rápido restabelecimento do sistema elétrico em caso de falta, proporcionando o máximo de conforto e segurança às pessoas durante as festividades de fim de ano. Assim, o Maranhão estará menos sujeito a problemas de ordem técnica, já que há causas intempestivas como clima, acidentes em vias públicas e vandalismo que também podem comprometer o fornecimento de energia elétrica.
A partir de julho, as ações de manutenção preventiva foram intensificadas objetivando a diminuição dos impactos do início do período chuvoso, que coincidem com as festas de final de ano. A CEMAR manteve a lavagem de rede elétrica (que limpa a rede e diminui a concentração do salitre) e deu sequência à substituição dos isoladores comuns por isoladores híbridos (à base de silicone). Esses isoladores são mais resistentes ao salitre e à ação do tempo.
Além disso, outras ações, como a troca de ramais, colocação de espaçadores na rede de baixa tensão, poda de galhos de árvores próximos à rede de energia, troca de transformadores e cruzetas, também estão em andamento.
Em todo o Estado serão 253 equipes e mais de 625 profissionais, entre engenheiros, técnicos, operadores e eletricistas que estarão em regime de plantão no período festivo para garantir o atendimento em todo o Estado.
Somente em Imperatriz, serão 132 profissionais e 55 equipes. Os profissionais estarão em pontos estratégicos, onde acontece grande concentração de pessoas para comemoração do Natal e virada de ano. A Central de Atendimento 116 estará com número reforçado de atendentes e haverá, ainda, profissionais trabalhando em sobreaviso. (Assessoria de Imprensa da CEMAR)