A temporada de festanças juninas é uma das épocas mais aguardadas pelos maranhenses e por turistas que visitam o Maranhão. Os arraiais já estão com suas programações e os brincantes afinados para participar das festividades.

Mas, para que as pessoas possam se divertir e aproveitar as festas com segurança, a CEMAR trabalha intensamente para levar energia com continuidade, qualidade e segurança a todos.
No período junino, a CEMAR chama a atenção para a prevenção de acidentes com energia elétrica e alerta sobre os cuidados que se deve ter para que não ocorram sobrecargas nos transformadores ou subestações próprias e/ou particulares que abastecem os locais de festa. Essas sobrecargas podem provocar acidentes e acabar com as festanças mais cedo.
Em tempo de São João, diversão com segurança é a melhor festa. Eletricidade não é brincadeira, é coisa séria! Por isso, fiquem atentos às dicas de segurança, pois a prevenção é sempre a melhor atitude:
•    Evite acender fogueiras embaixo das redes de energia elétrica;
•    Muito cuidado quando for enfeitar a rua com bandeirinhas. Evite subir em postes. Esses adereços devem ficar a 1 (um) metro de distância da fiação elétrica;
•    Nunca solte foguetes, rojões, balões ou fogos de artifício embaixo ou próximo das redes de energia elétrica;
•    Nunca faça ligação clandestina. Furtar energia é muito perigoso. Além de ser crime, provoca acidentes graves e até morte;
•    Jamais se aproxime de fios partidos ou caídos, nem toque em pessoas ou objetos que estejam em contato com a rede elétrica;
•    Não suba em postes e em torres de linha de transmissão;
•    Evite ligar vários aparelhos em uma mesma tomada, pois pode sobrecarregar e gerar acidente;
•    Se for viajar e a casa ficar fechada, retire da tomada os equipamentos que não são de uso contínuo, como ventiladores, TVs, aparelho de som, DVD, etc. ou, se for possível, desligue a chave geral.
•    Se for utilizar palco ou estrutura metálica, contrate profissionais habilitados para o serviço e faça o aterramento para evitar choque elétrico;
•    Evite fios (gambiarra) sem isolamento pelo chão, pois pode gerar acidente grave;
Aos vendedores ambulantes e comerciantes que desejam faturar neste São João, a CEMAR também deixa algumas dicas:
à A Companhia dispõe do serviço de ligação provisória que pode ser solicitado por meio do número 116 ou nas agências de Atendimento da CEMAR. Lembre-se que os órgãos oficiais que organizam as festas juninas definem áreas específicas para esta atividade.
àA solicitação deste serviço é feita por meio de apresentação da carteira de identidade (RG), CPF, endereço completo de onde será realizada a ligação. Esse pedido deverá ser feito com um prazo no mínimo de 72 horas antes do dia do evento para que a CEMAR possa realizar a ligação. 
àSe você é promotor de festas particulares, certifique-se junto ao proprietário do imóvel escolhido para a festa se as instalações elétricas suportam a capacidade de energia e o volume de equipamentos que serão utilizados (sistema de som, iluminação, palco, etc). É muito importante não deixar para ultima hora.
A mesma recomendação vale para as prefeituras que organizam arraiais em praças públicas. Consulte com a antecedência de no mínimo três dias úteis a CEMAR para saber se o local escolhido para montagem das estruturas do palco, iluminação e sistema de sonorização dispõe de energia para atender a estrutura que será montada. Para mais informações acesse o site:  www.cemar116.com.br ou ligue para a Central de Atendimento 116. Acesse também o aplicativo gratuito de atendimento da CEMAR no Facebook (www.facebook.com/cemar.ma). (Assessoria de Imprensa da CEMAR)