O cuidado deve ser redobrado com decorações e instalações elétricas em arraiais

A temporada de festa junina é uma das mais aguardadas pelos maranhenses. Há quem goste das comidas típicas, quem se encante com o brilho e cores das decorações e quem adore dançar ao som do bumba meu boi, quadrilha e forró pé de serra. A animação é garantida e a diversão fica completa quando a brincadeira é feita com segurança.
No período junino, a Companhia Energética do Maranhão, empresa que busca ser muito melhor para os seus clientes, chama a atenção para a prevenção de acidentes com energia elétrica e alerta sobre os cuidados que se deve ter com decorações e instalações elétricas nos arraiais.
Um dos principais fatores que causam acidentes na temporada junina são os foguetes, rojões e fogos de artifícios. Estes aparados, manuseados incorretamente, causam graves acidentes. O correto é comprá-los em lojas autorizadas e nunca soltá-los em direção às pessoas nem na rede elétrica.  As bandeirinhas juninas dão um colorido a mais nos arraiais, mas não devem ser amarradas na rede de telefonia, nem nos cabos de alta tensão. Esses adereços devem ficar a um metro de distância da rede e, para sua segurança, usar escadas é a melhor maneira de pendurá-las, pois subir em postes ou apoiar as escadas de metal na fiação elétrica gera uma situação de alto risco.
A Cemar também orienta para as instalações internas das barracas. Emendas nos fios, o uso de "T"s e gambiarras em contato com a palha que reveste as barracas causam curtos circuitos, levando a grandes incêndios. Nos casos de montagem de estruturas próximas à rede elétrica, a dica é contratar profissionais capacitados e fazer o aterramento para evitar choque elétrico.

Ligações provisórias
Para os ambulantes e pessoas que pretendem comercializar produtos que necessitem de energia elétrica em seus pontos de venda, a Cemar lembra que existe o serviço de ligação provisória, uma maneira segura e legalizada de garantir energia em barracas, bares ou outros pontos temporários montados pelos comerciantes.
Para fazer a solicitação de ligação provisória, os interessados podem se dirigir a qualquer uma das agências de Atendimento da Cemar espalhadas pela cidade com três dias de antecedência. Os documentos necessários são: carteira de identidade (RG), CPF e endereço completo de onde será realizada a ligação. Depois de efetuada a solicitação e feito o boleto gerado, a Cemar tem um prazo de 72h para executar o serviço.
Em caso de acidentes, é necessário isolar o local para evitar aglomeração de curiosos e ligar imediatamente para o Corpo de Bombeiro (192) e para a Central de Atendimento da Cemar, 116. Nunca tocar ou se aproximar de fios partidos.
Em tempo de São João, diversão com segurança é a melhor festa. Eletricidade não é brincadeira, é coisa séria! (Assessoria de Imprensa Cemar)