Geovana Carvalho
Movimento nas lojas, intenso fluxo de pessoas nas ruas, trânsito agitado... Nesta época do ano, o comércio atrai multidões às compras, este é um dos principais períodos de faturamento do comércio. Para os religiosos, é tempo de reflexão, nas igrejas as pessoas preparam-se para as celebrações típicas do período, músicas e decorações especiais aludem ao nascimento do Menino Deus.
Para o bispo de Imperatriz, Dom Gilberto Pastana, as celebrações de Natal reforçam as características fundamentais do cristianismo: justiça, paz, humildade e simplicidade, virtudes refletidas na figura do presépio.
Dom Gilberto Pastana fala da exploração comercial de uma das datas mais importantes para os cristãos: “O comércio, sobretudo, cresce por causa da renda familiar que é um pouco maior, por causa do 13º [salário]. Não deveríamos entrar nessa lógica de troca de presentes, pois o maior presente é o Filho de Deus que Ele nos deu sem cobrar nada”.
Dom Gilberto conclui deixando uma mensagem para os imperatrizenses. “Deixo a mensagem dos anjos aos pastores: ‘Alegrem-se! hoje nasceu para vós o Salvador, acolham o Salvador. Um fato foi consumado, Ele nasceu. Um outro [fato] precisa se consumar: acolhermos ao Senhor. Vivam a Paz em 2012 e reflitam as relações familiares. E aos homens, que se voltem para a comunidade, sinto falto da presença de homens nas comunidades... Um ano abençoado, na Graça de Jesus”.
Comentários