Domingos Cezar
A Academia Imperatrizense de Letras (AIL) tem como objetivo principal no SALIMP - Salão do Livro de Imperatriz estimular crianças e adolescentes a tomar gosto pela leitura. Essa meta, acreditam os coordenadores, vem sendo alcançada a cada edição do maior evento literário do Maranhão.
Para o presidente da AIL, Raimundo Trajano Neto, essa constatação é notada com a formação de grupos de jovens em rodas de leitura pelos shoppings, bares e outros locais públicos. "Já tivemos rodada de leitura na Academia por esses grupos em pleno domingo, o que nos surpreendeu", afirma Trajano Neto.
Estímulo pela leitura também foi constatado pelos acadêmicos, quando foram convidados a participar de um evento literário no Colégio Militar Tiradentes. Na ocasião, jovens estudantes foram homenageados por terem lido entre dois a três livros por semana, fato este comprovado em sala de aula por seus professores.
Na terça-feira (29), a Academia recebeu a estudante Abigail Freitas Santos, que veio convidar os acadêmicos a apreciarem a realização de um projeto criado pelo Centro de Ensino Vinícius de Moraes, que tem como tema: Movimento Jovem - Efervescendo a Literatura, a partir das 8h do dia 6 de junho.
De acordo com Abigail Freitas Santos, coordenadora do projeto, a intenção é que esse evento literário traga de volta os romances românticos do fim do século XVIII e início do século XIX, bem como visa motivar a leitura aos alunos de um modo em geral. O projeto tem como professora orientadora, Adecilha Monte.
Comentários