“Sem conhecimento não há valorização do produto cultural e artístico de uma terra”. Baseado nessa filosofia, o poeta/cantador Zeca Tocantins idealizou o projeto Arte & Cidadania nas Escolas há cinco anos, iniciando um tanto tímido, mas que nos últimos anos vem se fortalecendo a cada dia com novos parceiros e partícipes.
O projeto coordenado por Zeca Tocantins, ao lado do juiz de Direito Delvan Tavares, é realizado pela Fundação Cultural de Imperatriz – FCI, Vara da Infância e da Juventude, Comissariado de Justiça, com apoio da Secretaria Municipal de Educação – SEMED, Academia Imperatrizense de Letras – AIL e Associação Artística de Imperatriz – ASSARTI.
“O projeto consiste em estimular os estudantes do ensino fundamental e médio a praticarem a arte, em suas mais diversas manifestações, seja na área da música, do teatro, da poesia, das letras, da pintura, enfim”, diz o presidente da Fundação Cultural de Imperatriz, Antonio Mariano de Lucena Filho.
Para Lucena Filho, o projeto não tem apenas um alcance cultural, mas, sobretudo, um grande alcance social, por motivar os alunos a se dedicarem aos estudos e a descobrir seus talentos artísticos e a desenvolvê-los. “O projeto motiva os alunos a dedicar-se aos estudos e afastá-los dos caminhos da violência, das drogas, da prostituição”.
Na última sexta-feira (15), o projeto foi recebido com muito carinho pelos professores e alunos da Escola Municipal Hebe Cortez, quando a coordenadora Maria de Fátima falou da sua satisfação e de todo corpo docente e discente em receber a caravana de artistas, escritores e comissários de justiça que integram o projeto Arte e Cidadania nas Escolas.
Na tarde dessa quinta-feira (21), o projeto chegou ao Centro de Ensino Tancredo Neves, Rua Antonio de Miranda, Vila Redenção, onde o gestor Antonio Rios de Alcântara, com seus alunos, recebeu festivamente a caravana de artistas, comissários e escritores. Durante a semana, vários grupos de alunos ensaiaram músicas, poesias e peças teatrais que foram apresentadas durante o momento cultural.
Na próxima sexta-feira, 29, o projeto Arte & Cidadania nas Escolas será recebido pelo Centro Educacional Delahê Fiquene. O estabelecimento de ensino da rede estadual fica situado na Rua Duque de Caxias, S/N, Vila Lobão, e tem como gestores as professoras Maria Dalvanir e Silda Maria. (Domingos Cezar/ASCOM)
Comentários