O coordenador Zeca Tocantins comanda o momento cultural do projeto
Professores e integrantes do projeto se confraternizam no final do momento cultural

Gestores, professores e alunos do Centro de Ensino Estado de Goiás receberam com alegria e festa, na manhã da última sexta-feira (10), os integrantes do projeto Arte & Cidadania nas Escolas, iniciativa da Fundação Cultural de Imperatriz e Vara da Infância e Juventude, com apoio da Secretaria Municipal de Educação – SEMED e Academia Imperatrizense de Letras – AIL.
Alunos e professores, inicialmente, ouviram com atenção o juiz da Vara da Infância e da Juventude, Delvan Tavares, que mais uma vez manifestou sua preocupação com a juventude estudantil, principalmente para com alunos que abandonam a escola às vezes no ensino fundamental, outros no ensino médio, sem que cheguem a uma universidade, a um curso superior.
De acordo com Delvan Tavares, que também coordena o projeto, o aluno que abandona a escola está fadado ao insucesso na vida profissional e pessoal. Ele incentivou os alunos a se aprofundarem em seus estudos, tendo com meta uma universidade, um curso superior, uma profissão digna. “Muitos alunos filhos de famílias humildes, oriundos das escolas públicas, estudaram e venceram na vida e vocês também são vencedores quando respeitam a escola e seus professores”.
No momento cultural conduzido pelo coordenador Zeca Tocantins, alunos e alunas se apresentaram cantando e declamando versos de suas autorias e de poetas locais. O acadêmico Itaerço Bezerra versejou poemas de sua autoria e os cantores Clodoaldo Bezerra e Zeca Tocantins, com participação de meninos do projeto Mama África cantaram e encantaram a todos os presentes que vibraram com suas apresentações.
O acadêmico Domingos Cezar falou em nome da AIL que endossou as palavras de Delvan Tavares lembrando sua infância quando estudou de 1965 a 1968 naquela escola. Ele observou que acadêmicos como Gilmar Pereira e Adalberto Franklin, assim como o presidente da Fundação Cultural de Imperatriz, Lucena Filho, estudaram no CE Estado de Goiás, e assim, quanto a tantos outros são respeitados na comunidade. Domingos Cezar também lembrou o engenheiro Bernardo Sayão, que emprestou seu nome para o ginásio que funcionava no turno da noite.
Durante momento cultural, o projeto, como sempre acontece, fez doação de livros de autores da AIL e CDs de Zeca Tocantins e Neném Bragança, cujo artista foi homenageado. O escritor Livaldo Fregona fotografou e autografou livros de sua autoria. Finalizando, a gestora Izaulita César Moura com sua equipe ofereceu um delicioso lanche aos integrantes do projeto. (Domingos Cezar/ASCOM)