Grupos de alunos cantam e arrancam aplausos dos colegas

O Centro Educacional Delahê Fiquene, da rede estadual de ensino, foi uma das 20 escolas contempladas este ano com a visita do projeto Arte & Cidadania nas Escolas. Na manhã dessa sexta-feira (29), as gestoras Maria Dalvanir e Silda Maria com seus alunos receberam com carinho e apreço os coordenadores, artistas, escritores e comissários de justiça que integram o projeto.

Coordenando o projeto ao lado do juiz de direito Delvan Tavares, o poeta/cantador Zeca Tocantins se diz encantado com a aceitação do projeto por onde ele passa. “Na quinta-feira (21) estivemos no CE Tancredo Neves, onde tivemos a mesma recepção carinhosa que recebemos na Escola Hebe Cortez, na Escola Santos Dumont, escolas visitadas nessa segunda fase”, afirma Tocantins.
Delvan Tavares, coordenador do projeto na área da ética e cidadania, também se mostra satisfeito com o resultado do trabalho. “Levar ética e cidadania para esses jovens estudantes é uma tarefa que a Vara da Infância e da Juventude, em parceria com o Comissariado de Justiça, faz com muito prazer”, afirma o magistrado, ressaltando que esse trabalho tem um grande alcance social.
“Isso porque, quando falamos de cidadania, da necessidade do aluno, notadamente os da rede pública de ensino, em se aprofundar nos estudos, a pegar gosto pela leitura, em não abandonar o ano letivo, em correr atrás de seus sonhos em busca de um diploma, de uma profissão digna, estamos livrando ele do caminho da violência, dos vícios, da prostituição”, observa Delvan Tavares em suas palestras.
Outro integrante empolgado com o projeto é o escritor romancista Livaldo Fregona, membro da Academia Imperatrizense de Letras – AIL, que sempre se faz presente nas escolas representando a AIL. Fregona, com sua inseparável máquina fotográfica, faz questão de registrar a participação dos alunos que tocam, cantam, declamam versos, representam em peças teatrais montadas por eles. “Esse é um dos objetivos do projeto,  promover a arte e a cidadania”, diz Livaldo Fregona.
Para o presidente da Fundação Cultural de Imperatriz – FCI, Antonio Mariano de Lucena Filho, o projeto Arte & Cidadania nas Escolas vem alcançando resultados altamente animadores. “O projeto promovido pela Fundação, sob a coordenação do Zeca Tocantins, conta também com o apoio do prefeito Sebastião Madeira, que vê nele uma inspiração para que os alunos descubram seus talentos artísticos”, diz Lucena.
No CE Delahê Fiquene, a gestora Maria Dalvanir agradeceu a presença dos integrantes do projeto, grupos de estudantes cantaram e foram aplaudidos pelos colegas que se contagiaram com as músicas apresentadas. O juiz Delvan Tavares ministrou aulas de cidadanias, enquanto os cantores Clodoaldo Bezerra e Zeca Tocantins cantaram e declamaram versos. Os escritores Domingos Cezar e Gilmar Pereira representaram a Academia Imperatrizense de Letras – AIL.
Semana da Pátria - Como nesta semana a cidade já vive a Semana da Independência, que encerrará em 7 de Setembro – Dia da Independência do Brasil – “o projeto só retornará na tarde do dia 12 de setembro, na Escola Municipal José Queiroz, na Vila Vitória”, anuncia Zeca Tocantins, convidando os confrades da Academia de Letras a prestigiar o projeto em sua passagem pela Escola José Queiroz, na Vila Vitória. (Domingos Cezar/ASCOM)