Raimundo Primeiro

Representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) participaram, na noite de quarta-feira, 27, do encontro de apresentação do Projeto “Serviços na Regional de Imperatriz” do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Maranhão (Sebrae-MA), baseado nas ações desenvolvidas ao longo de 2015.
A apresentação foi feita por Aline Maracaípe, gestora do projeto, também responsável pelas ações voltadas ao segmento da beleza atendido pela Unidade de Imperatriz do Sebrae Maranhão.
Inicialmente, Aline Maracaípe fez a apresentação de uma pesquisa realizada pela instituição junto aos empresários da área da beleza que atuam na cidade, constatando que 80% dos estabelecimentos estão devidamente formalizados.
O levantamento diagnosticou que apenas 7% das empresas participantes ainda não usam controles gerenciais. Trata-se de pequenas empresas e apenas 8% delas foram informatizadas, adequando-se às novas realidades e necessidades do mercado. Em uma das fases do trabalho de suporte, algumas das empresas apareceram nas faixas de faturamento mais alto, chegando aos R$ 20 mil, o que não acontecia antes do trabalho efetivado pelo Sebrae em âmbito regional.
Segundo as informações, durante o encontro com empresários, profissionais e parceiros, caso da CDL, o Sebrae tornou público os resultados finais das principais ações propostas pelo Projeto “Serviços na Regional de Imperatriz” para 2015.
Durante o ano passado, foram ministradas capacitações tecnológicas, entre as quais sobre Biossegurança para Salões de Beleza, Diferenciação em Mechas, além de Técnicas em Corte e Visagismo. 
Na área de Capacitação Empresarial, o Sebrae promoveu os cursos de Gestão Financeira na Medida, Transforme sua Ideia em Modelo de Negócio, Análise de Mercado, Técnicas de Vendas e Gestão Financeira para Salões de Beleza.
Outro trabalho exitoso do Sebrae foi sua participação na 4ª Feira da Beleza de Imperatriz, realizada nos dias 15 e 16 de novembro de 2015, no Centro de Convenções (CCI), com 8 palestras, sendo uma sobre Oportunidades de Negócios para Cabelos Afros, com Ivoni Régis, 4 palestras enfocando Normas Técnicas para Salões de Beleza e 3 palestras voltadas com o tema Gestão e Sustentabilidade para Salões de Beleza. No total, foram executadas 312 ações, superando expectativas, tanto dos organizadores quanto dos participantes.
“Os resultados foram alcançados, com o nível de satisfação aumentando gradativamente a cada ano. Observa-se no item aplicabilidade o quanto o serviço de consultoria traz bons resultados para o empreendedor e sua eficácia na aplicabilidade em relação ao seu negócio”, diz Aline Maracaípe.
Os participantes avaliaram positivamente as palestras que a Unidade Regional de Imperatriz do Sebrae Maranhão realizou em 2015, tendo em vista que os temas abordados em muito contribuíram com o trabalho que buscou aumentar os conhecimentos dos empresários participantes.
Por meio de parceria com a CDL, o Sebrae colocou em prática alguns trabalhos, os quais obtiveram reconhecimento do público-alvo, reafirmando a importância da continuidade do trabalho, reafirmando a missão da entidade como fortalecedora do comércio varejista.
Ao longo de 2016, novos cursos e palestras acontecerão, com os empresários aumentando ainda mais sua gama de conhecimentos em relação ao mundo dos negócios.
No final do encontro, que aconteceu no auditório do Sebrae em Imperatriz, na avenida Bernardo Sayão, bairro Nova Imperatriz, Aline Maracaípe anunciou o fim do Projeto da Beleza na cidade. Por outro lado, informou que outras ações visando fortalecer o setor em nível local, não estão descartadas, desde que haja demanda. Ou seja, se o empresariado da beleza necessitar, a instituição estará de prontidão para auxiliar, colocando em prática novos trabalhos, principalmente nas áreas de Gestão Financeira, por meio de cursos de Atendimento, Gestão, Biossegurança, entre outros.
Aline Maracaípe também falou sobre o conjunto de definições e termos para harmonizar e facilitar o entendimento de diversas partes envolvidas, bem como a necessidade de estabelecer padrões para a garantia dos requisitos de boas práticas na prestação de serviços. O gestor Baruque Sousa também participou do encontro.
O Projeto de Lei 5230/2013, que visa possibilitar que o profissional de beleza escolha a melhor forma de firmar seus contratos de trabalho, de autoria do deputado federal Ricardo Izar (PSD-SP), também constou da pauta da reunião.
Representando a CDL, participaram Aécia de Paula (gerente), Andréia Lira (secretária executiva), Raimundo Primeiro (Comunicação), Isana Resende e Lucicarmem Silva de Sousa (Departamento Comercial).