Caminhão de Combate a Incêndio e Salvamento a ser utilizado pelos Bombeiros em Imperatriz

Como parte do plano de reaparelhamento do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) adquiriu um Caminhão Plataforma de Combate a Incêndio e Salvamento da Iveco-Magirus. O novo equipamento tem um alcance vertical de 31 metros, o equivalente a um prédio de 10 andares, e será destinado ao 3º Grupamento de Combate a Incêndio do Corpo de Bombeiros de Imperatriz. Foram investidos recursos na ordem de R$ 3,5 milhões. Além do Maranhão, apenas o estado do Rio de Janeiro conta com o mesmo equipamento.
Outras medidas que também resultarão em um atendimento mais rápido e garantirão melhores condições de trabalho para os bombeiros militares, com uma ampla reforma nas instalações e novos equipamentos e materiais também serão realizadas na Unidade do Corpo de Bombeiros.
O termo foi assinado, no início deste mês, na cidade de Ülm, na fábrica da Iveco-Magirus, na Alemanha, pelo major Robson Leandro Gomes Ferreira e pelo 1º Tenente Jader Mendes Costa, que estiveram na empresa fabricante do equipamento.
“Imperatriz hoje é segunda maior cidade do Maranhão, por isso, no que tangue às polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros, dotaremos dos melhores equipamentos e instrumentos para que os nossos profissionais possam estar preparados para solucionar qualquer problema e atender toda a região de forma satisfatória”, afirmou Aluísio Mendes.
O caminhão adquirido dará multifuncionalidade e autossuficiência nas operações de resgate. O equipamento conta com acessórios como gerador de energia e torre de iluminação. Além destes, os bombeiros militares poderão contar com o desencarcerador hidráulico, para retirar vítimas presas em ferragens de acidentes automobilísticos. A viatura poderá ser empregada, ainda, em salvamentos terrestres e em grandes alturas, combate a incêndios de médio e grande porte. Além disso, é um veículo compacto, permitindo assim o acesso a logradouros estreitos.
O veículo está sendo transportado em um navio para o Brasil e desembarcará em um Porto do Nordeste. De lá, segue para Imperatriz. A previsão de entrega é para o mês de agosto. O comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Wanderley Pereira, disse que a corporação está fazendo um levantamento da situação de todas as unidades na capital e no interior, e que está previsto um conjunto de ações de melhorias em infraestrutura, investimentos em aquisições de equipamentos, materiais, além do reforço de mais 150 homens do concurso público em andamento pelo Governo do Estado. “Também estamos expandindo os trabalhos dos bombeiros para outros municípios, como é o caso de Timon, onde inauguramos semana passada o 7º GBM. A próxima entrega será a unidade de Bacabal, prevista para o mês de julho”, destacou o comandante.
Outras ações - Aluísio Mendes afirmou que vai construir em Imperatriz um Complexo de Segurança, que englobará uma base da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic), o 2º DP de Imperatriz e um Núcleo da Secretaria Adjunta de Inteligência. O local, onde será erguido o prédio, possui uma área total de 2.484m2 e fica localizado na Avenida Industrial, bairro Bom Sucesso.
O município contará, ainda, com uma base do Grupo Tático Aéreo (GTA), que será construída dentro do próprio aeroporto da cidade. “Criaremos um núcleo do GTA em Imperatriz para que todas as demandas da região sejam atendidas. Um helicóptero ficará permanente na cidade, 24 horas, e destinaremos, ainda, uma equipe de policiais treinados para compor a base do grupamento de Imperatriz”, completou o secretário de Segurança.
Mendes já garantiu também que 50 câmeras serão instaladas em pontos estratégicos da cidade na primeira fase do projeto de videomonitoramento de Imperatriz. O projeto contempla ainda a construção de um moderno Centro de Monitoramento, que funcionará nas dependências do quartel do 3º Batalhão da Polícia Militar, semelhante ao construído no Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) em São Luís.