Há mais de duas décadas, a cada sábado, na semana de abertura da Exposição Agropecuária de Imperatriz, a Cavalgada que este ano chega a sua 23ª edição muda a rotina da cidade. Enquanto a Expoimp é um evento localizado, já que é realizado no interior do Parque  de Exposições Lourenço Vieira da Silva, nas ruas a Cavalgada cada vez mais faz a festa de milhares de pessoas de todos os perfis que se aglomeram nas calçadas ao longo do percurso. Exagero à parte, em 2013, chegaram a afirmar que mais de 10 mil cavaleiros dela  participaram. Este ano? É contar. Certo mesmo é que ela já deveria estar no Guiness Book.
Desde o Barranco, onde os caminhões descarregam animais e se iniciam os preparativos para os cavaleiros e caravanas, tudo ruma para a Rua 15 de Novembro e Praça da Cultura, onde se forma um pavilhão humano, ecoa o Hino Nacional e se dá a partida: Rua Coronel Manoel Bandeira, Praça de Fátima, Luís Domingues (contornando o Calçadão) subindo a Avenida Getúlio Vargas até o Entrocamento e daí ganhando a BR-0l0, atrevessando o Cacau e, enfim, o Parque de Exposições.
Surgida por iniciativa de alguns, de maneira paralela, a Cavalgada de Imperatriz se tornou um evento incorporado à Expoimp. Na prática é ela que abre a grande festa dos pecuaristas e da população que se envolve numa das maiores feiras agropecuárias do Brasil, tornando-se um evento da população de Imperatriz. Basta ver. Basta assistir às manifestações de quem observa e dirige saudações a quem participa. Gritos de alegria saudando quem passa. Seja amigo ou só conhecido, desconhecidos até. O que vale é participar. Olhar o cavalo mais bonito, os adereços, a amazona, o cavaleiro, o grupo, mais ainda, seja pelo bizarro (também tem isso). Mulher bonita, então, nem se fala.
Trinta dias antes, a Cavalgada já movimenta lojas dos mais diferentes segmentos; lojas de roupas, de artigos para decoração. Selarias aumentam as vendas e os serviços de reparo e, atração a parte, carroças são alugadas a preços dignos desses tempos de inflação. Este ano, tem delas alugadas a um mil e quinhentos reais. A Cavalgada de Imperatriz é evento forte e alimentador do turismo de negócios.