Celebração da Missa dos Santos Óleos, ontem, na Catedral de Fátima

Hemerson Pinto

Sexta-Feira Santa e Sábado de Aleluia. Nestes dois dias a igreja católica relembra a prisão e morte de Jesus Cristo (no primeiro) e a ressurreição, que começar a ser celebrada a partir da noite do Sábado de Aleluia. Em Imperatriz, os dois momentos importantes para a igreja católica começam a ser vivenciados nas primeiras horas da manhã dessa sexta-feira.
O único evento organizado pela Diocese de Imperatriz, envolvendo todas as paróquias, ocorreu na manhã de quinta-feira, 17, na Catedral de Fátima. A Missa dos Santos Óleos, onde padres de todas as paróquias da Diocese se reuniram para renovar os votos sacerdotais e garantirem para suas comunidades os óleos usados durante todo o ano em cerimônias de batismo, crisma e na unção de enfermos.
De forma independente, as paróquias prepararam suas programações para a Sexta-Feira Santa e o Sábado de Aleluia. A Via Sacra na Catedral de Fátima ficou marcada para as 7h desta sexta-feira. Às 15h, a paróquia localizada na Praça de Fátima, Centro, realiza a narrativa da Paixão de Cristo, assim como outras paróquias realizam na mesma tarde (algumas em horários diferentes) o mesmo ato em seus bairros.
Ao contrário de algumas paróquias onde a encenação da Via Sacra deve acontecer pela manhã, na paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Nova Imperatriz, um grupo de pessoas deverá encenar durante uma procissão que sairá às 14h da comunidade Nossa Senhora da Conceição em direção à sede da paróquia. O evento simples pode ser o pontapé inicial para o espetáculo no próximo ano, que era tradição no bairro e foi apresentado pela última vez em 2007.
A comunidade São Vicente de Paulo, bairro Bacuri, também dramatiza a Via Sacra, que terá início às 17h desta sexta-feira na paróquia São Francisco, Praça Brasil. A encenação percorrerá várias ruas do setor Mercadinho e bairro Bacuri até chegar à Praça da Bíblia, na Rua Leônico Pires Dourado, onde ocorrerá a cena da crucificação.
"Todos os anos nós alteramos o percurso para que outras pessoas, que não querem ou não podem sair de casa para acompanhar, tenham a oportunidade ver e refletir", diz o diretor Lindemberg Silva. No domingo de Páscoa, à noite, o momento da ressurreição será dramatizado na comunidade São Vicente de Paulo, na Rua José Bonifácio, entre Piauí e Maranhão, Bacuri.
A paróquia Menino Jesus também confirmou a dramatização da morte e ressurreição de Cristo, evento previsto para começar às 15h no pátio da igreja, no bairro Vila Nova. A Vigília Pascal será realizada nas paróquias de Imperatriz a partir da noite de sábado.