Raimundo Primeiro

Será encerrada na noite desta segunda-feira (15) a 160ª edição do Festejo em Honra a Teresa d'Ávila, com o tema "160 anos de evangelização, Celebração e Partilha".
Desde o dia 5, quando o evento foi iniciado, muitas atividades já foram desenvolvidas na Igreja Matriz de Imperatriz.
Agora em 2012, o festejo tem por objetivo religioso despertar cada vez mais a devoção a Santa Teresa d'Ávila como cofundadora e sinal de fé católica, que trouxe os missionários carmelitas até a cidade há 160 anos.
Tendo por objetivo religioso proporcionar entre os cidadãos e as cidadãs, os que nasceram em Imperatriz ou vieram ajudar a construir a cidade, tornando-a mais humana e solidária, o festejo em honra a Santa Teresa d'Ávila conseguir alcançar a meta, fazendo com que pessoas de vários bairros participassem das programações.
Já o objetivo econômico é levantar fundos para a reforma do auditório superior do Salão Paroquial da Igreja Santa Teresa de Ávila (forro, climatização, etc), dos banheiros e bebedouros públicos do pátio da Igreja Matriz.
Uma multidão é esperada para a procissão em homenagem a Santa Teresa d'Ávila, quando fiéis e católicos da cidade e municípios vizinhos percorrerão ruas centrais até a Igreja Matriz, local de encerramento e de celebração de missa.
À frente do evento está o padre Felinto, que aproveita para reiterar convite para que a comunidade participe do último dia do festejo em honra a Santa Teresa d'Ávila.

PROGRAMAÇÃO/DOMINGO

18h30 - Novena de Santa Teresa
(responsável: Grupo Misericórdia Divina)
19h - Celebração Eucarística
Tema: "Sétimas Moradas: União total com Deus"
Reflexão: Professor Antonio de Pádua
Leituras: Sb 7,7-11; Sl 89; Hb 4,12-13; Mc 10, 17-30
Liturgia: Grupo ECVC
Coral Santa Teresa
20h - Movimento de pátio com leilões e shows
PROGRAMAÇÃO/SEGUNDA-FEIRA
Tema: "160 anos de Evangelização, Celebração e Partilha"
5h30 - Alvorada e queima de fogos
9h - Missa em ação de graças pelo Dia do Professor
Presidente: Dom Gilberto Pastana
Lituras: Gl 4, 22-24-2627; 31-5,1; Sl 112; Lc 11,29-32
Liturgia: Pastoral da Educação
Coral Paulo Roberto
10h - Transladação do andor de Santa Teresa para o Náutico Clube
17h - Procissão Fluvial
17h30 - Procissão terrestre
(Trajeto Rua Luís Domingues, Godofredo Viana, Santa Teresa, Avenida Frei Manoel Procópio, Matriz)
19 - Celebração Eucarística
Presidente: Dom Gilberto Pastana
Concelebrantes: Clero da Diocese de Imperatriz
Leituras: GL 4, 22-24-26-27; 31-5; Sl 112; Lc 11,29-32
Liturgia: Equipe Litúrgica Santa Teresa
Coral: Santa Teresa
20 - Movimento de pátio com leilões e shows

PALAVRAS DOS DEVOTOS

"Desde criança, muito pequenina mesmo, sou devota de Santa Teresa; acho que, ver minha mãe ir missa, também passei a gostar, conhecendo o trabalho realizado por ela".
Marta Freitas, dona-de-casa.

"Sempre que estou na cidade, venho até aqui a Igreja Matriz assistir a missa, mesmo morando há 17 anos em São Luís nunca deixei de ser devoto de Santa Teresa, uma mulher exemplar, cujo trabalho deve ser cada vez mais valorizado". Miguel Vicente, representante comercial

"Como imperatrizense legítimo, sou devoto de Santa Teresa de Ávila, pois a nossa padroeira, acredito, sempre intercede nos momentos mais complicados, espinhosos mesmo, de nossas vidas". Mônica Fernandes, professora

"Santa Teresa sempre esteve do meu lado e, quando recorro a ela, nossa padroeira sempre atende os meus pedidos". Regina Célia, vendedora