Domingos Cezar
A Prefeitura de Imperatriz, por intermédio da Assessoria de Projetos Especiais da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Meio Ambiente - SEPLUMA, recebeu de André Vilhena, diretor executivo do Projeto Reciclar/SC, material do curso Cooperar Reciclando Reciclar Cooperando, para ser aplicado aos catadores de materiais recicláveis.
A informação foi prestada pela bióloga Ivanice Cândido Almeida, que coordena ações junto a catadores associados da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Imperatriz - ASCARI. Ivanice Cândido também desenvolve um trabalho de coleta seletiva, cujo material recolhido é entregue para a diretoria da ASCARI para que estes possam negociá-los.
O material referente ao curso de capacitação consta dos seguintes itens: manual para instrutor, memórias visuais correspondentes aos onze temas do curso, certificado de conclusão do curso, álbum seriado e DVD contendo vídeo citado no manual para o instrutor. O curso tem como público alvo trabalhadores-catadores autônomos.
O curso promove a Cooperativa como forma de organização dos trabalhadores e fará parte de uma ação social desenvolvida pelo Projeto Reciclar junto aos que se sustentam com a catação de material reciclável. A entidade entende como ação social uma intervenção educativa de base com estes trabalhadores para proporcionar-lhes melhores condições de trabalho e ganhos financeiros.
De acordo com Ivanice Cândido, o curso não visa a promoção de formas de coleta de lixo informais indiscriminadas e predatórias que possam levar a objetivos contrários à limpeza urbana. "Qualquer uso do material contido como parte deste curso para finalidades que não sejam consoantes com a limpeza urbana está contra o espírito e conceito do mesmo", explica a bióloga.
Comentários