Diretoria da Ascamari participa de reunião com o Commam, destaca apoio do município e debate processo de licenciamento ambiental

A diretoria da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Imperatriz (Ascamari) participou, na quinta-feira (24), de reunião com a presidência do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Commam), ocasião em que realizaram um balanço das atividades e o apoio concedido pelo município no processo de recolhimento dos resíduos sólidos em quatro pontos estratégicos da cidade.
A presidente Ivanice Cândido considera de fundamental importância o trabalho realizado pelos catadores que contribuem no processo de implantação da coleta seletiva de resíduos sólidos em Imperatriz. “A entidade possui um transporte mantido pelo município para recolhimento desse material que é levado ao galpão da Ascamari”, disse.
Ela pontuou ainda a iniciativa da Secretaria de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (Sepluma), que disponibilizou quatro pontos estratégicos para recolhimento dos resíduos que são entregues aos catadores de materiais recicláveis de Imperatriz.
Licenciamento – Durante a reunião também foi debatido o processo de licenciamento ambiental da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis, situada na Avenida Itaipu, no bairro Recanto Universitário. “Essa entidade também é responsável pelos resíduos que recolhe, sendo necessária a emissão de licenciamento ambiental”, disse.
Ivanice Cândido observa que “o trabalho dos catadores contribui na preservação ambiental ao recolher os resíduos dando-lhes uma destinação adequada a esses materiais que são descartados em vias públicas e/ou pela população em geral”.
O presidente da Ascamari, Antônio Conceição Teles, garantiu à reportagem que a entidade tem recebido desde o começo da gestão do prefeito Sebastião Madeira apoio na consolidação dos projetos, inclusive doou uma área para a construção do galpão de armazenamento de materiais recicláveis no Recanto Universitário.
Ele comentou que atualmente a entidade luta para conseguir recursos para construção do muro da sede do galpão da Ascamari, de fundamental importância para a segurança do local.
Também destacou o apoio dado pelo município que cedeu  um caminhão para o recolhimento e transporte dos materiais recicláveis, fato que deve ser mantido na próxima gestão municipal a partir de janeiro do próximo ano. (Gil Carvalho/ASCOM)