Em apenas quatro meses, Centro já realizou mais 200 castrações

Será realizada nesta quarta-feira, 29, no Centro de Zoonoses, mais uma etapa de castração de gatos. Feito pelo veterinário e coordenador do órgão, Paulo Henrique Soares, o procedimento cirúrgico é gratuito e contempla apenas felinos machos a partir de seis meses de idade.
Nessa etapa, serão castrados 40 animais das 8h às 11h, com auxílio dos alunos do 6º período de Medicina Veterinária da UemaSul. O atendimento será por ordem de chegada. Para ter acesso ao serviço, basta se dirigir ao Centro. "Atenderemos livre demanda, sem agendamentos, porém devido às condições e logísticas da equipe só atenderemos os 40 primeiros que chegarem", explicou Paulo Henrique.
O objetivo dessa ação, segundo explica o secretário de Saúde do Município, Alair Firmiano, é manter o controle de natalidade e diminuir o risco de doenças entre os felinos. "Com a retirada dos testículos, os gatos ficam mais caseiros e evita que eles contraiam doenças como a raiva, toxoplasmose e dermatite, já que não estarão em contato com outros animais", ressaltou.
O Centro de Zoonoses fica na BR-010, Conjunto Vitória, e oferece serviços de consultas, teste de raiva e calazar, além de recolhimento de cães doentes e cavalos abandonados nas ruas, com o auxílio da carrocinha. (Maria Almeida - Ascom)