É no meio familiar que a criança tem seus primeiros contatos com o mundo externo, com a linguagem e aprende os primeiros valores e hábitos. Por isso, durante os dias 24 e 25, a Casa Escola dei Bambini promoveu uma reunião com os pais de alunos para debater “A função da escola e da família no processo de aprendizagem”. O evento aconteceu às 19 horas, no COC.
Durante a palestra, a psicopedagoga Renata Boni falou da importância da participação dos pais na educação nos anos iniciais da criança. “Até os seis anos são principalmente os pais que educam os filhos. Nessa idade, são os pais que levam para escola, organizam a mochila... em tudo as crianças dependem deles. Se os pais não introduzem os valores básicos, a escola acaba gastando muita energia para passar valores que deveriam ser inseridos no seio familiar”, explicou.
Já a diretora da escola mencionou a importância da conversa na família. “O pai precisa criar, construir as regras junto às crianças. Cada fase é uma fase, não volta. Cada fase deve ser devidamente aproveitada para que a identidade da criança seja construída da melhor forma possível”, afirmou. “Quando explicamos para os nossos filhos o motivo de cada norma, eles obedecem”, acrescentou a coordenadora da Casa Escola dei Bambini, Carla Ferreira.
Segundo ela, a família e a escola compartilham funções educacionais parecidas, porém uma não pode fazer o serviço da outra, sendo indispensável o acompanhamento e o suporte emocional promovido pelos pais.
Publicado em Cidade na Edição Nº 15244
Comentários