No dia 25 de setembro foi comemorado, em todo o país, o Dia do Trânsito. Em Imperatriz, os alunos do maternal ao ensino fundamental, da Casa Escola dei Bambini, celebraram a data com palestras e atividades relacionadas à temática na escola. O tema trabalhado, "TRÂNSITO na escola", pôde despertar uma série de brincadeiras nas quais as crianças podem desenvolver uma identidade e autonomia que estão intimamente relacionadas ao processo de socialização.
Para a coordenadora de ensino, Márcia Carla, mais do que o cumprimento da lei, é possível que por meio da educação se possa construir uma cultura de paz no espaço público. "Das diversas atividades realizadas com os nossos alunos neste mês, consolidamos no Dia Nacional do Trânsito uma aula prática com um agente de trânsito, onde cada aluno pôde trazer uma bicicleta, uma motinha ou um velocípede, para um percurso na Praça do Jardim Três Poderes (alunos do Jardim II ao 5º Ano) e na quadra da escola (Mini maternal ao Jardim I) respeitando os sinais e as placas oficiais. Ao final, cada aluno recebeu uma carteirinha intitulada como "Carteirinha do Amigo do Trânsito", afirma.
Sobre a importância da orientação para prevenir acidentes de trânsito, ela afirma que na medida em que meninos e meninas crescem como cidadãos, eles passam também para sua família a consciência de como um comportamento incorreto pode causar consequências graves. "Formar crianças e adolescentes em adultos mais responsáveis nas pistas é importante, pois por meio delas chegamos aos seus familiares, que também se sensibilizam para os perigos no trânsito", finaliza.
O Estatuto da Criança e do Adolescente (artigo 7º) determina que todos os meninos e meninas têm o direito a proteção à vida e à saúde, mediante a efetivação de políticas públicas sociais. No Código Nacional de Trânsito, o Capítulo VI, que trata da educação para o trânsito, o artigo 76 coloca que a educação para o trânsito deve ser promovida desde a pré-escola até o ensino médio, "por meio de planejamento e ações coordenadas entre os órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito e de Educação, da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, nas respectivas áreas de atuação". A proposta é que no futuro essas mesmas crianças que hoje circulam nos parques e praças em suas bicicletas, patinetes e outros brinquedos possam ser cidadãos críticos e educados quando estiverem inseridos no trânsito das cidades, contribuindo diretamente para a melhoria da circulação no trânsito. (Asscom Colégio COC Imperatriz)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14518
Casa Escola dei Bambini comemora o Dia do Trânsito
As atividades foram realizadas com a finalidade da conscientização dos pequenos sobre os cuidados com o trânsito
Comentários