A secretária de Desenvolvimento Social, Miriam Ribeiro, fez questão de anunciar a boa notícia durante festa junina da Casa do Idoso, que ocorreu nessa semana. De acordo com a secretária, o principal objetivo da mudança de nomenclatura é oficializar um serviço que já funciona como Centro de Referência.
"Vamos somente oficializar, uma vez que nós temos na Casa do Idoso todos os elementos de um Centro de Referência já realizando um trabalho diferenciado. Dentre todas as casas de atendimento ao idoso em Imperatriz, nenhuma delas funciona com a estrutura e os profissionais que dispomos, com assistente social, psicólogo, pedagogo, nutricionista, instrutores e coordenação", informou.
A secretária esclareceu ainda que transformar a Casa em um local de Referência vai facilitar na aquisição de recursos, inclusive, de um espaço para construção de um prédio próprio, no intuito de atender do jeito que o idoso merece.
Karla Maysa Bringel, diretora da Proteção Especial, definiu que a instalação do Centro de Referência da Pessoa Idosa parte da ideia de reestruturar a Rede de Atendimento da pessoa idosa, identificando os principais problemas relacionados ao idoso, sobretudo uma das questões mais importantes que é a violência contra os da terceira idade.
"Nós sabemos que a população idosa tem aumentado não só em Imperatriz, mas no mundo todo. A população está envelhecendo e isso requer que o poder público reflita e repense o modelo de atenção voltada ao idoso, visando dar uma resposta favorável à sociedade. E a violência contra o idoso é o que tem chamado a atenção da Secretaria no tocante ao número crescente de violação de direitos da pessoa idosa. A gente observa que de 2013 a 2014 os números de violência aumentaram consideravelmente e é essa problemática que nós pretendemos combater com o Centro de Referência", declarou.
A diretora explicou que neste momento estão sendo feitos os diagnósticos das possibilidades da Rede de Atendimento ao idoso, assim como na etapa de finalização dos projetos, protocolos de atendimento e reestruturação da casa para a mudança de nomenclatura.
"O Centro vai funcionar como a porta de entrada de todas as problemáticas voltadas ao idoso, porque até então era tudo distribuído. Nós precisamos fazer um fluxo, um protocolo de atendimento. Na verdade, o Centro já existe, mas nós vamos reestruturar. Nesse momento, estamos fazendo as avaliações, os estudos, montando os protocolos de atendimento, preparando a equipe para identificar as violências e tomar as providências imediatas acionando a rede de atendimento", explicou.
Serviços ofertados na Casa do Idoso
Promove a sociabilidade da pessoa com idade igual ou superior a 60 anos. Atualmente a casa tem 1.100 idosos cadastrados e 700 deles frequentam a casa semanalmente.
A casa oferece aos idosos as atividades, de alfabetização, alongamento, ginástica, artesanato, automassagem, coral, enfermagem, fisioterapia, forró, relaxamento, hidroginástica, hidroterapia, massoterapia, jogos, dança artística, devocional, teatro, atendimento médico e atendimento psicossocial.
João Jerônimo dos Santos, 81 anos, chegou na Casa sem saber ler e escrever, iniciou nas aulas de alfabetização e foi aprendendo aos poucos, agora é um exímio poeta.
"Se dedicando muito a pessoa aprende. Antes de receber o certificado da alfabetização, a professora disse que eu já dava conta de fazer uma poesia, eu fui e fiz. Depois me dediquei à poesia, tenho muitas poesias guardadas. Nunca deixei de estudar, agora fico só exercitando a leitura", disse.
Maria Rosa da Conceição Silva, 65 anos, chegou na Casa sem nenhuma perspectiva. Na época estava doente e mal conseguia andar. "Eu vim para a casa entrevada, não conseguia mais andar, com as aulas de alongamento e as atividades da casa fui melhorando. Hoje, danço quadrilha, desfilo e já fui Rainha Caipira", garante Maria.
Vice-prefeito atribui Casa do Idoso como a Casa dos Milagres
Após presenciar tantos depoimentos sobre os benefícios realizados pela instituição aos seus usuários, o vice-prefeito de Imperatriz, Luiz Carlos Porto (Pastor Porto), afirmou que trata-se de uma casa de milagres.
"Depois que a gente ouve o testemunho de cada pessoa que está aqui, alguns há algum tempo, outros recentemente, idosos que chegaram doentes, alguns analfabetos, deprimidos, doentes emocionais e outros físicos que estão caminhando, felizes, lendo, escrevendo, percebemos que a Casa do Idoso não é apenas um local de convivência, é um lugar de restauração de vidas, de promoção de pessoas, uma casa de milagres, além de propiciar um espaço de apoio psicológico, nutricional, de assistência social e espiritual".
Pastor Porto declarou ainda que a Casa do Idoso já é um Centro de Referência para o Estado, considerada como a melhor Casa do Idoso no Maranhão "e o fato de se tornar um Centro de Referência certamente vai ter uma abrangência muito melhor, além de melhores condições vai atrair ainda mais idosos que estão em casa, muitas vezes deprimidos. Tenho certeza que muitos virão e muitas vidas serão melhoradas aqui", finalizou Porto. (Sara Ribeiro - ASCOM)
Comentários