Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, celebrado em 07 de abril, a Prefeitura de Imperatriz, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Sedes; em parceria com estudantes do curso de Medicina da Universidade Federal do Maranhão, UFMA, e de Farmácia da Faculdade Pitágoras, promoveram na manhã dessa sexta-feira, 13, ações de mobilização à saúde do Idoso.
"Nosso objetivo é melhorar cada vez mais a qualidade de vida da pessoa idosa. Possibilitar, através dos serviços ofertados pelo Município, e a participação dos nossos parceiros, envelhecimento ativo e saudável da população de Imperatriz", explica Zigomar Filho, secretário de Desenvolvimento Social.
As atividades aconteceram na Casa do Idoso Feliz, Rua Rui Barbosa, 208, Centro, em frente à Prefeitura. "A ação de hoje, em parceria com a UFMA e Pitágoras, veio reforçar o trabalho que fazemos na Casa do Idoso. É fundamental que, além de cuidarmos da nossa saúde, participemos da luta por melhorias das demais pessoas. Porque vivemos em uma realidade de uma população cada vez mais idosa e com isso precisamos tomar cada vez mais cuidados com a saúde", disse Alessandra Nobre, coordenadora do programa.
Durante a programação os universitários ministraram palestra sobre saúde sexual na terceira idade, realizaram atividade física, dinâmicas, brincadeiras, distribuição de lanche e dança.
"Esse é um momento importante para os idosos, por conta dos serviços ofertados e para os alunos que passam ter o contato direto com a parte prática das disciplinas do curso de Farmácia", destacou a professora Laysa Paloma Vieira Castro, coordenadora do Curso de Farmácia da Faculdade Pitágoras.
O Dia Mundial da Saúde foi criado em 1948 pela Assembleia Mundial da Saúde e tem com o objetivo de conscientizar a população a respeito da qualidade de vida e dos diferentes fatores que afetam a saúde populacional. Essa data foi estabelecida para coincidir com a data de fundação da Organização Mundial da Saúde.
"Essas ações são importantes para que nós idosos aprendamos a nos cuidar e informar melhor sobre nossos direitos quando o assunto é a promoção da saúde", concluiu a aposentada Maria do Amparo Dias, 64, moradora da Vila Lobão. (Leo Costa)
Comentários