Já em novo endereço, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para idosos, denominada como Casa do Idoso Feliz, realizou ontem a reinauguração oficial da nova sede, localizada na Rua Dom Cesário, nº 100, Três Poderes. Entre os presentes na solenidade, estiveram o prefeito Sebastião Madeira, a secretária de Desenvolvimento Social, Miriam Ribeiro, vereadores e convidados, para conhecer as novas instalações.
Na oportunidade, a coordenadora do programa, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES), Maura Barroso, esclareceu sobre os benefícios com a mudança de endereço da Casa do Idoso. “O local é mais adequado para o funcionamento das atividades, mais estruturado, acessível, com salas de atendimento para uso dos multiprofissionais, como psicólogo, pedagogo, assistente social, enfermeira e fisioterapeuta, a recepção, o salão de dança, salas de alfabetização, música, coral, cozinha e piscina. Além do mais, ainda ficamos perto de muitos serviços essenciais, como parada de ônibus, ponto de táxi, de mototáxi, supermercado e outros”, garantiu Maura.
Em discurso, a secretária Miriam Ribeiro relembrou que, além da Casa do Idoso, a assistência social de Imperatriz ainda disponibiliza de sete locais que oferecem atendimento aos idosos. “Hoje é um dia de comemorarmos a nova estrutura da Casa do Idoso, um local com espaço mais amplo, agradável e com estrutura física adequada. Contudo, a assistência ao idoso em Imperatriz também é ofertada nas 5 unidades dos Centros de Referência de Assistência Social, os CRAS, instalados em pontos estratégicos da cidade, assim como em 2 unidades de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, nos bairros São José e Vila Independente. Ou seja, em todo o momento a gestão municipal cuidou e cuida dos nossos idosos”, garantiu Miriam.
Já o prefeito Sebastião Madeira elogiou o novo espaço e reafirmou o compromisso de cuidar dos beneficiários da assistência. “Não foi fácil encontrar um lugar que atendesse às necessidades da Casa do Idoso, mas enfim encontramos um local adequado, uma plena demonstração do compromisso da nossa administração com a área social, com aqueles que precisam nesse momento avançado da vida de um local como esse, que oferece toda a comodidade para um envelhecimento com qualidade”, reforçou.
O evento também foi marcado pela alegria contagiante dos idosos, através de apresentações culturais, forró, devocional, dentre outras.
Sobre a Casa do Idoso Feliz
Como espaço de convívio, a Casa do Idoso Feliz visa promover a sociabilidade entre seus membros, fortalecendo os vínculos familiares e comunitários, prevenindo os riscos sociais relacionados ao ciclo da vida como o isolamento e o asilamento, ampliando a defesa de direitos, o exercício da cidadania, a participação social, a autonomia, contribuindo para um envelhecimento ativo e saudável da pessoa idosa.
Atualmente conta com 1.300 idosos cadastrados e cerca de 700 que frequentam assiduamente, a Casa funciona de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h, ofertando atividades como, por exemplo: alfabetização, alongamento, ginástica, artesanato, forró, hidroginástica, fisioterapia, jogos, relaxamento, coral, enfermagem e massoterapia, também são oferecidas refeições diárias com acompanhamento de um profissional de nutrição. (Sara Ribeiro – ASCOM)
Comentários