O Centro de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos (Casa do Idoso Feliz) é um espaço diurno de convivência de atendimento não-asilar, vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social – Sedes, com ênfase pelos trabalhos que realiza em atenção aos idosos do município de Imperatriz. O órgão tem como foco o desenvolvimento de atividades que contribuam no processo de amadurecimento saudável e sociabilidade dos idosos que frequentam o espaço.
Segundo a coordenadora da Casa do Idoso, Maura Barroso, o novo prédio foi elaborado com facilidade de acesso para a população da terceira idade, num espaço amplo e organizado. “Hoje temos um espaço que garanta total acessibilidade aos idosos que frequentam a Casa, o que contribuiu significativamente na melhoria da qualidade de vida dessas pessoas. O programa dá garantia de continuidade dos cuidados e integra as redes de atenção à saúde. Além da acolhida diariamente, temos momento espiritual ecumênico, café da manhã, aferição de pressão arterial e atividades físicas”, explica.
Para a aposentada Vilani Cabral Pereira, 67, o ideal é envelhecer com saúde e bem-estar. “Quando chegamos à terceira idade, voltamos a ser criança novamente; se você ficar parado, vai enferrujar. Portanto, quando estou nesse ambiente, que é a Casa do Idoso, sinto-me muito feliz pelos serviços que são prestados a todos nós”, declara.
A Casa do Idoso mantém uma rede de proteção aos idosos que atende pessoas com mais de 60 anos, por meio dos seguintes serviços e programas: atividades gratuitas nas áreas da assistência social, educação, esportes, recreação, lazer, cultura, atendimento médico e preventivo para homens e mulheres na terceira idade.
O Centro disponibiliza para os usuários almoço, instrutor de dança, música, teatro, educador físico e uma equipe multidisciplinar formada por pedagogos, psicólogos, enfermeiros, terapeuta ocupacional, assistente social e um médico. O objetivo é promover a qualidade de vida, a valorização da autoestima e o fortalecimento de vínculos familiares para os idosos no município.
Para os interessados nas ações oferecidos pela Casa, é necessária a realização de um cadastro com os seguintes documentos: Ter idade igual ou superior a 60 anos, cópias e originais do RG, CPF, comprovante de endereço, 2 fotos 3x4 e atestado médico especificando a patologia existente. Caso os idosos encontrem dificuldades de conseguir o atestado, a Casa do Idoso disponibiliza de um médico para diagnosticar possíveis doenças.
O cadastro é feito na própria instituição, localizada na Rua Rui Barbosa, 208, em frente à Prefeitura Municipal de Imperatriz. Os serviços de atendimento são das 8h às 12h e das 14h às 18h, de segunda a sexta-feira. (Francisco Lima / ASCOM)
Comentários