Com o tema "Ô Povo Ótimo", a quadrilha da Casa do Idoso, programa social mantido pela Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES), foi a primeira a se apresentar nas festividades do Arraía do Povo Festeiro, programação junina da Prefeitura Municipal de Imperatriz, que aconteceu na última sexta-feira (21), na Avenida Beira-Rio. A turma da melhor idade alegrou e emocionou o público pela empolgação dos participantes.
Durante o mês de junho, a quadrilha dos idosos participa, como convidada, de várias festas juninas espalhadas pela cidade. Uma maratona que teve início na última noite do Arraiá da Mira e que encerra no Arraiá da Sedes, próximo dia 26.
Cumprindo a tradição, os 22 pares da dança usam roupas de chita, dançam na marcação de passos tradicionais, como a grande roda e ao som de músicas juninas que marcaram época, e deixam o público emocionado com tanta alegria pela dança.
Maura Barroso, coordenadora do programa, esclarece que faz questão de continuar as tradições no mês de junho, não só pela alegria de ver os idosos felizes, mas pelo bem-estar proporcionado pela atividade física. "A dança é oferecida aos idosos como uma atividade física e terapêutica, onde é proporcionado o bem-estar físico e psicológico dos praticantes. O objetivo da dança para os idosos é despertar um trabalho biopsicossocial, que melhora o condicionamento físico e proporciona a socialização".
"Envelhecer com saúde e alegria. Essa é uma das principais preocupações do ser humano na atualidade. É também uma das nossas propostas através da Casa do Idoso, onde dispomos não só de aula de dança, mas de academia, hidroginástica, alongamento. Atividades que possibilitam oferecer qualidade de vida e, em consequência, um espetáculo bonito como a dança de quadrilha", destacou a secretária da Sedes, Miriam Reis.
Sobre a Casa - A Casa do Idoso é mantida pela Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), com o objetivo de promover a sociabilidade da pessoa com idade igual ou superior a 60 anos, fortalecer vínculos familiares, prevenir o isolamento e o asilamento. Amplia a defesa de direitos, o exercício da cidadania e autonomia da pessoa idosa.
A instituição oferece aos idosos atividades de alfabetização, alongamento, ginástica, artesanato, automassagem, coral, enfermagem, fisioterapia, forró, relaxamento, hidroginástica, hidroterapia, massoterapia, jogos, dança artística, devocional, teatro, atendimento médico e atendimento psicossocial. Semanalmente são mais de 700 idosos que frequentam a Casa dentre os 1.180 cadastrados. O programa oferece ainda toda uma equipe técnica capacitada, formada por profissionais, como: pedagogo, assistente social, psicólogo, fisioterapeuta, enfermeiro e nutricionista. [Sara Ribeiro - ASCOM]