Alessandro Peres, um dos voluntários, assinando o livro de doações do abrigo

Fruto de doação voluntária por meio de sete funcionários ligados à empresa Akzonobel, a Casa de Passagem de Imperatriz ganhou na semana passada uma sala de multimídia toda reformada.

"Foram sete funcionários da empresa que espontaneamente se reuniram para compartilhar e doar para as crianças um pouco do seu tempo, nos ajudando a montar a sala de informática, através de sua mão de obra. Já tínhamos os computadores, mas não havíamos montado por falta de espaço. Aí, eles vieram e resolveram nosso problema fazendo a reforma, a instalação elétrica e de internet", explicou Viviane Dacon, pedagoga da casa.
Com a sala de multimídia pronta, as crianças e adolescentes terão acesso à internet para realizar pesquisas, complemento no reforço escolar e até para o lazer.
Alessandro Peres, um dos voluntários, afirmou que esse foi só o primeiro gesto e que pretende continuar visitando o abrigo.
"Agente se propôs a ajudar sem pensar em contrapartida, aliás a contrapartida é estar aqui, poder conviver um pouquinho com todos da casa. A gente se satisfaz internamente partilhando o tempo, a vivência e a conversa. Particularmente, pretendo continuar visitando a casa e espero que mais pessoas possam vir ajudar", falou Alessandro.
A secretária de Desenvolvimento Social, Miriam Ribeiro, agradeceu aos voluntários pela disponibilidade em ajudar o outro e de escolher a Casa de Passagem.
"Atualmente nós temos três abrigos: a Casa da Criança, a Casa Lar para meninas e a Casa de Passagem para os meninos. Porém, por ser referência e ter crianças menores, a Casa da Criança é a que recebe mais atenção e doações da comunidade. Então, sempre convidamos as pessoas para também conhecer as outras casas e dessa vez tivemos êxito com os voluntários. Por isso, só tenho a agradecer a parceria, o carinho e o tempo voltados aos meninos da Casa de Passagem", agradeceu a secretária.
A Casa de Passagem faz parte da rede de acolhimento de crianças e adolescentes ajuizadas e abriga meninos de 9 a 18. É mantida pela Prefeitura de Imperatriz, através da Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES), e atualmente está com 16 meninos.
É a gestão municipal que garante a manutenção da estrutura, alimentação diária, o transporte escolar, o atendimento em saúde, a equipe multiprofissional composta por assistente social, psicólogo, pedagogo, enfermeira, nutricionista, e todo o quadro de servidores, como cuidadoras, merendeiras, serviços gerais e coordenação, trabalhando em um sistema de 24 horas. [Sara Ribeiro -ASCOM]