O Dia do Cinema Brasileiro é comemorado em 19 de junho e a semana, também conhecida como Semana do Cinema Nacional, é marcada por uma série de eventos no Brasil inteiro.
Mesmo com o fechamento de várias salas de exibição de películas, nos últimos dez anos, que deram lugar para diversas igrejas neopentecostais, a produção nacional vem crescendo nos últimos doze anos. O setor, segundo o instituto Target Group Index, teve adesão crescente de público de 43% nos últimos cinco anos. Em 2013, o crescente foi de 280% em relação ao ano anterior, rendendo cerca de R$ 37 milhões nas bilheterias.
Em Imperatriz duas instituições se unem para realizar atividades que possibilitem, acima de tudo, o acesso a pessoas das camadas sociais mais carentes, promovendo a inclusão e contribuindo com a formação crítica.
Estamos falando da Casa das Artes e do Espaço Cultura, que irão realizar nos povoados de Água Viva e Vila São Luís, em Davinópolis-MA, no Ponto de Leitura Biblioteca Comunitária Professora Maria de Jesus, atividades culturais em comemoração ao Dia do Cinema Nacional.
Na Vila São Luís a exibição do filme Brasileiro "Uma Professora Muito Maluquinha", na Escola da Vila São Luís, acontecerá hoje (19 de Junho), às 17 horas, e contará com a distribuição de pipoca. Em Água Viva acontecerá no dia 28/06 (sábado), tendo programação cultural durante a tarde e uma exibição de filme às 17 horas. Para a professora Silvana, "ações como esta ajudam na formação, no acesso à produção do cinema nacional às pessoas que nunca foram a uma sala de cinema".
Os coordenadores, da Casa das Artes e do Espaço Cultura, avaliam que a oportunidade para estreitar a parceria em atividades culturais entre as duas instituições, na semana do Cinema Nacional, é um momento de celebração e pode resultar em outras ações conjuntas que venham a contribuir com o desenvolvimento cultural de Imperatriz e região. (Assessoria Casa das Artes)