Em comemoração aos 164 anos da cidade de Imperatriz, importante polo de desenvolvimento para o Maranhão, o Governo do Estado realiza uma série de vistorias e entregas de importantes obras para a região. Nessa sexta-feira (15), foram realizadas vistorias a alguns dos locais, como a Casa da Gestante, Bebê e Puérpera (CGBP) Dra. Eimar de Andrade Melo, um anexo do Hospital Regional Materno Infantil (HRMI). A vistoria foi realizada com a presença de secretários estaduais e da imprensa local.
Com a reforma, orçada em aproximadamente R$ 700 mil, a Casa da Gestante oferece para a população um espaço humanizado de 20 leitos credenciados pelo Ministério da Saúde, além de copa, sala de administração, estacionamento, recepção, auditório e área de vivência. A estrutura foi construída para servir como espaço de acolhimento, que vai oferecer às parturientes um ambiente diferente do hospitalar, mais acolhedor e confortável, visando também reduzir a morbidade e a mortalidade materna.
“Estamos aqui vistoriando a Casa da Gestante, que juntamente com a UPA São José será entregue neste fim de semana pelo Governo do Estado, além do Hospital Macrorregional de Imperatriz, com previsão de entrega para agosto deste ano, somando um apoio importante para a saúde pública da população imperatrizense e que vai atender pleitos antigos desta região”, informou o secretário de Comunicação e Assuntos Políticos do Estado, Márcio Jerry.

Assistência especializada

A Casa da Gestante foi pensada para proporcionar atendimento humanizado e desafogar o Hospital Regional Materno Infantil. “A casa funciona, como o próprio nome já diz, como uma residência provisória de cuidado para pacientes que necessitem de vigilância diferenciada. Aqui as gestantes terão um ambiente de assistência médica, mas sem perder o conforto que os lares proporcionam”, afirmou a coordenadora da casa da gestante, Ariane Heringer.
Para o diretor-geral do Materno Infantil, Dr. Reginaldo Batista, a inauguração da casa otimiza o atendimento já oferecido pelo hospital e proporciona para mães, que não precisam de internação, um ambiente acolhedor e com cuidados especiais. “Atualmente, mais de 600 mulheres são atendidas por mês no materno e com a inauguração da Casa da Gestante, poderemos atender da melhor forma, tanto os casos de internação, quanto os que necessitam de cuidados mais especiais”, disse.

Reconhecimento

A Casa da Gestante, totalmente estruturada pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra), ganhou o nome da médica Dra. Eimar de Andrade Melo em homenagem à imperatrizense que fez história na cidade. A unidade garantirá a proximidade necessária aos serviços hospitalares de referência, otimizando a utilização dos serviços obstétricos e neonatais da maternidade. Ela garantirá acolhimento, orientação, acompanhamento, hospedagem e alimentação às gestantes, puérperas e recém-nascidos, dentro do que preconiza o Ministério da Saúde através da estratégia ‘Rede Cegonha’.