Secretário Cleto Vasconcelos e a presidente Ivanice Cândido acompanham a entrega de cartuchos e toners para destinação final

Contribuir no enfrentamento das questões ambientais, buscando estratégias inovadoras que repensem os atuais padrões de produção e consumo. Esse é o objetivo do trabalho que começa a ser desenvolvido pela Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Administração e Modernização (Seamo), que busca implantar a agenda ambiental na administração pública de Imperatriz.
A presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Commam), Ivanice Cândido Falcão, destaca a importância da Logística Reversa, considerada um dos pontos principais da Lei 12.305/10, que disciplina e responsabiliza empresas e instituições públicas e privadas para que tenham o compromisso de entregar os resíduos sólidos para o destino final adequado.
“Nesse caso, a iniciativa da Seamo, com apoio do Conselho do Meio Ambiente e da Assessoria de Projetos Especiais da Secretaria de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (Sepluma) realizou cadastro junto à empresa HP para que fossem recolhidos cartuchos e tonners sem utilização e que não devem ser dispensados como resíduos domésticos”, orienta ela, ao observar que esses materiais recebem um tratamento especializado junto à empresa fornecedora de produtos de informática.
Ivanice Cândido reitera que “esse é o primeiro lote encaminhado pela Secretaria Municipal de Administração e Modernização que resultará na implantação da agenda ambiental na administração pública de Imperatriz”. “Nós, na qualidade de representantes do Commam, temos acompanhado o esforço e a preocupação da Seamo com a sustentabilidade ambiental”, diz.
Ela ressalta outro trabalho desenvolvido desde o começo da gestão do prefeito Madeira, ainda no primeiro mandato, em relação ao combate ao desperdício de energia elétrica e de água, cujo trabalho é realizado pela Unidade de Gestão Energética Municipal (Ugem), órgão ligado à Seamo. “Nós esperamos que essa agenda ambiental seja implantada no município de Imperatriz, pois consideramos um passo muito importante para a Prefeitura Municipal”, observa.
O secretário José Cleto Vasconcelos (Sepluma) considera louvável a iniciativa que busca dar uma destinação correta aos resíduos sólidos (cartuchos e tonners), principalmente produtos da área de informática que foram utilizados em diversos órgãos da gestão municipal. “Considero a Secretaria de Administração e Modernização o ‘coração’ do governo municipal, ou seja, todo material que se utiliza passa por essa pasta, e deve ser a primeira a estar integrada nesse processo”, finaliza. (Ascom)