Encerra hoje (27), ao meio dia, o prazo para cadastramento dos carroceiros interessados em participar da 23ª Cavalgada de Imperatriz. O cadastro, gratuito, está sendo realizado desde a última quarta-feira (25) na sede da Secretaria Municipal de Trânsito (SETRAN), localizada na Avenida Pedro Neiva de Santana, na Vila Lobão. A informação é do titular da Setran, José de Ribamar Alves Soares, Cabo J. Ribamar.
Para formalizar sua participação no evento e garantir a credencial, o carroceiro deve ter idade mínima de dezoito anos e apresentar cópias e originais do documento de identificação (RG), CPF e comprovante de residência.
"Esse cadastro é essencial para a organização e segurança da cavalgada, pois é uma das maiores do país, então devemos agir preventivamente com a orientação dos condutores sobre quesitos de segurança e cuidados com os animais. Será proibida a ingestão de bebida alcoólica pelos condutores, a utilização de animais com problemas de saúde, fêmeas em período de gestação ou maus tratos aos cavalos durante a cavalgada".
O secretário informa ainda que na próxima semana serão entregues os adesivos com a numeração das carroças seguindo a ordem de inscrição. "Além da identificação, cada condutor assinará um termo de responsabilidade e receberá um recipiente do Sinrural para acondicionar o lixo durante o evento e assim colaborar para a realização da festa".
Segurança - Durante a realização do evento, em 05 de julho, 40 agentes municipais de trânsito irão atuar na fiscalização e orientação do percurso. "Cinco das nossas viaturas farão o reforço nos cruzamentos e nossos agentes estarão de prontidão para orientar os participantes. Mas também contaremos com o apoio das polícias Militar e Rodoviária Federal".
De acordo com as normas estabelecidas pela SETRAN, além do condutor cada carroça só poderá carregar quatro pessoas. "Queremos preservar os animais e evitar maus tratos com peso excessivo", alerta.
Outro ponto importante é a redução do percurso das carroças que não poderão ultrapassar a ponte do Riacho Cacau. "Por medida de segurança e também para não causar congestionamentos, as carroças seguirão da Praça da Cultura até o retorno do DNER e a partir desse ponto somente os cavalos poderão avançar no percurso da BR-010 até o Parque de Exposições Lourenço Vieira da Silva, pois a pista só ficará fechada por duas horas, entre o meio dia e as 14h".
A expectativa é que aproximadamente 600 carroças participem do evento que marca a abertura da 46ª Exposição Agropecuária de Imperatriz (EXPOIMP). (Kayla Pachêco - ASCOM)
Comentários