Hemerson Pinto
O evento realizado pelo Sindicato Rural de Imperatriz abre a Exposição Agropecuária da cidade. A 23ª Cavalgada reúne cavaleiros e amazonas do município e de cidades vizinhas, além das comitivas, em sua maioria, formadas por grupos de pessoas que alugam carroças para participar da festa.
Segundo informações da Secretaria de Trânsito do Município de Imperatriz (Setran), no ano passado 350 carroceiros fizeram inscrições junto ao órgão para garantirem a participação na cavalgada. No primeiro dia do credenciamento para a edição do ano de 2014, O PROGRESSO fez uma visita ao local do cadastro, ainda no período da manhã, quando apenas 20 proprietários de carroças haviam comparecido para se credenciar.
A expectativa dos organizadores do credenciamento é que até o próximo dia 27, no encerramento do prazo, todos os carroceiros interessados em participar da cavalgada compareçam à sede da Setran, na Avenida Pedro Neiva de Santana, próximo à Associação Atlética do Banco do Brasil, AABB. Para as inscrições devem ser apresentados documentos pessoais e comprovante de residência. A 23ª Cavalgada acontecerá no dia 05 de julho.
O carroceiro José Carlos Mendes da Silva ficou sabendo do credenciamento por meio da nossa reportagem. “Estou perdendo é tempo, amanhã cedo vou fazer minha inscrição pra não ficar de fora”, comentou. José participa há 20 anos da cavalgada de Imperatriz. “Tem seis anos que eu trabalho com a mesma comitiva. Este ano tenho três carroças já contratadas por eles. É R$ 350 cada uma”, diz.
Com apenas uma carroça para alugar, Isaudo Pereira da Silva espera contato de alguma comitiva. “Este ano ninguém me chamou ainda. Amanhã vou fazer o credenciamento e esperar. Sempre aparece alguém de última hora. Quero pegar pelo menos R$ 300 nessa cavalgada”, afirma o carroceiro com experiência de 15 anos no evento.
A organização da 23ª Cavalgada de Imperatriz espera a participação de no mínimo 600 carroças. Veículos automotores, como carros, trio elétrico e motocicletas, não participarão do percurso. O credenciamento dos carroceiros é gratuito.
Comentários