Hemerson Pinto
“Não posso ficar de fora de uma festa dessas que acompanho e participo já tem dez anos”, declara Moacir Ferreira Diniz, explicando o motivo de ter procurado a Secretaria Municipal de Trânsito nos primeiros dias de cadastramento dos carroceiros para a participação na cavalgada de abertura da 45ª Exposição Agropecuária de Imperatriz, no dia 06 de julho.
Há dez anos transportando comitivas na festa de abertura da Expoimp, maior festa agropecuária da região, seu Moacir reconhece que a medida adotada há alguns anos é capaz de evitar problemas sérios durante o percurso. “Não é só se inscrever. Quando a gente se inscreve, na ficha, tem dizendo tudo o que a gente não pode fazer. Se todo dono de carroça seguir direitinho, a cavalgada anda sem problema pra ninguém, nem pro carroceiro nem pra quem alugou a carroça”, afirma, ao mesmo tempo em que informa que seu veículo de tração animal já está alugado para este ano.
Valmir Barbosa, o carroceiro que vai participar da cavalgada pela quinta vez, ainda não foi procurado por representantes de nenhuma comitiva. “Estou esperando o povo me procurar, tô com um animal bom, carroça boa, só falta alugar”, diz Valmir. O carroceiro afirma que este ano o aluguel de uma carroça para a festa deve custar entre R$ 300,00 e R$ 400,00, “dinheirinho que nós custa pra ganhar no dia a dia”, ressalta.
Na ficha de inscrição do cadastro de condutores de veículo de tração animal para a Cavalgada 2013, além do nome completo e dos números de documentos pessoais, o carroceiro deve assinar um termo de responsabilidade afirmando que está de acordo com as exigências estabelecidas pela organização do evento.
Na lista de normas a serem seguidas durante o evento que reúne cavaleiros e amazonas de toda a região, está claro que o condutor da carroça deve ser maior de idade, não poderá consumir bebida alcoólica, não deve desviar do percurso estabelecido, respeitar as orientações dos agentes de trânsito e obedecer às normas de sinalização do Código de Trânsito Brasileiro, não maltratar os animais e não permitir o excesso de carga e de passageiros, limitado em cinco, incluindo o condutor.
Também não é permitido estacionar sobre calçadas, nem se afastar da carroça durante a concentração. A lista inclui ainda os cuidados que devem ser tomados com a saúde dos animais, que deverão apresentar boas condições físicas, estar ferrado, não apresentar feridas e, no caso de fêmeas, não estar em estado de gestação ou aleitamento. “Se qualquer uma das regras for descumprida, o condutor será convidado a não participar, ou mesmo sair da cavalgada”, alerta o diretor executivo da Setran, Capitão Barros, que espera um número aproximado de 600 inscrições de carroças para o evento.
Para o credenciamento do condutor são necessários os documentos de identidade e CPF e o comparecimento à sede da Setran, na Avenida Pedro Neiva de Santana, próximo à AABB, no horário de 8h às 14h. Os adesivos de veículo credenciado devem começar a ser entregue nos primeiros dias do próximo mês.
Comentários