Hemerson Pinto
Quem imaginava que o ‘Lagoa Folia’ era algo passageiro, quando foi realizada a primeira edição, 15 anos atrás, ficou completamente enganado. Hoje a festa reúne foliões de bairros e povoados vizinhos e até de outros municípios da região. Cerca de dez blocos garantem a animação e este ano tem shows que prometem agitar os brincantes.
“É um bairro distante do centro e cercado de outros bairros e povoados. A ideia foi realizar um carnaval para as pessoas não precisarem se distanciar da sua comunidade para brincar o carnaval. Na última edição, conseguimos reunir em média 3.500 pessoas em cada dia de festa. Graças a Deus, nesses 15 anos, nunca aconteceu nada que pudesse manchar nosso carnaval”, declarou o vereador Richard Wagner, da organização do evento.
Segundo Richard, o ‘Lagoa Folia’ é o local escolhido por foliões de bairros como Trecho Seco, Km 1700, Vila Chico do Rádio, povoado Jiboia, vilas Conceição I e II, povoado Água Boa e de municípios como Açailândia e São Francisco do Brejão. “Famílias da Lagoa Verde, que recebem parentes vindos de outras cidades e estados, preferem ficar na comunidade e brincar o carnaval tranquilo, inclusive com a presença da Polícia Militar”, completa.
Alguns blocos tradicionais, como ‘Os inseparáveis’ e ‘Os morenos’, já estão organizados para mais uma edição do ‘Lagoa Folia’, que agita o bairro nas ruas e na praça principal, onde é montada uma estrutura de palco, som e banheiros químicos. A festa movimenta a economia no bairro com o aquecimento do comércio diante do aumento na venda de bebidas e produtos alimentícios.
No sábado, a programação começa a partir das 20h com som automotivo, com vários carros interligados. Domingo e segunda-feira, as atrações de palco, começando com a banda Vibração. Na última noite do evento, as atrações são Negrine e Banda Cabrobó Show. Para o domingo, uma atração especial ainda falta ser confirmada.
Comentários