O objetivo de resgatar o carnaval de rua na cidade, devolvendo às famílias imperatrizenses a alegria de pular um carnaval com paz e tranquilidade, foi alcançado

Organizado pela Prefeitura Municipal de Imperatriz, através da Fundação Cultural, em parceria com o Governo do Estado, o Carnaval da Gente 2016 tem início hoje e começa o fechamento de um ciclo, iniciado há 8 anos com o objetivo de resgatar o carnaval de rua em nossa cidade, devolvendo às famílias imperatrizenses a alegria de pular um carnaval com paz e tranquilidade. Este processo começou desacreditado e enfrentou grande resistência de empresários que lucravam com a festa momesca. Mas, ano após ano, provou ser um grande sucesso.

A folia começa hoje, às 16h, na Praça Mané Garrincha, com a banda Máscara Negra animando a concentração do cortejo. Ainda na Mané Garrincha, acontecem as inscrições para os concursos de blocos e fantasias, até as 18h, quando o cortejo parte para a Praça da Cultura, passando pela parte histórica de Imperatriz. "Quando estou no cortejo, sinto que estou em um túnel do tempo, passa um filme em nossa cabeça", afirma dona Luiza Paula, de 55 anos, que desde 2010 não perde um dia de carnaval de Imperatriz.
Na Praça da Cultura a folia começa às 16h30 com a irreverente banda Candiru com Quiabo e às 19h, sobe ao palco a mais tradicional banda de marchinha de Imperatriz, a Arrochando o Frevo. "A principal atração de nosso carnaval é o imperatrizense. Nos blocos, nas fantasias e principalmente no palco, fortalecendo nossa identidade e nossa cultura carnavalesca", declarou Lucena Filho, presidente da Fundação Cultural de Imperatriz.
Às 20h30, acontece a primeira eliminatória do Festival de Marchinhas, onde quatro músicas serão apresentadas, classificando-se duas para a final. Às 22h30, a marchinha dá espaço para o axé da banda Vibração.
Para a estudante Juliana Batista, a diversidade de ritmos deixa a festa ainda mais atrativa. "A gente percebe que a programação foi feita para agradar a todos. O carnaval de Imperatriz está cada dia melhor", afirmou a foliã.
Durante todo o percurso, os foliões contarão com segurança e a fiscalização será reforçada, por meio de rondas ostensivas da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Setran), Corpo de Bombeiros e os comandos do 3º e 14º Batalhão de Polícia Militar. (Antonio Fabrício/ASCOM)