A Fundação Cultural fez a convocação e o folião imperatrizense compareceu em peso no primeiro dia do Carnaval da Gente 2015, promovido pela Prefeitura de Imperatriz e o Governo do Estado. Ao som das marchinhas tocadas pela banda Máscara Negra, os blocos se concentraram na Praça Mané Garrincha e de lá seguiram em cortejo até a Praça da Cultura, onde as bandas Candiru com Quiabo e Arrochando o Frevo também se apresentaram. 
No palco da Praça da Cultura, o Rei Mono, Paulo Henrique, acompanhado da Rainha Suzy Maciel, recebeu a Chave da Cidade das mãos do vice-prefeito Pastor Porto e dos deputados Léo Cunha, Marco Aurélio e Antônio Pereira. Em seu primeiro ato ele decretou: “Está oficialmente aberto o Carnaval de Imperatriz. O Carnaval da alegria, da paz e da família”.
De acordo com Lucena Filho, presidente da Fundação Cultural de Imperatriz, o primeiro dia de carnaval foi tranquilo, o que já é uma marca dessa proposta. “Felizmente, estamos fechando o primeiro dia sem nenhum incidente grave, e esperamos que seja assim todos os dias”. Lucena Filho destacou também a estrutura do carnaval deste ano. “Aumentamos o número de banheiros químicos e reorganizamos os vendedores de comida para que a gente ganhasse mais espaço na praça para os brincantes”.
Uma mudança significativa este ano foi a inclusão de outros ritmos na programação do carnaval de rua. As bandas Vibração e Saiddy Bamba levantaram os foliões e fecharam a primeira noite do Carnaval. Para a estudante Bárbara Góes, a inclusão de novos ritmos deixou a festa ainda mais atrativa. “Quanto mais diversidade melhor. O carnaval de Imperatriz está se superando a cada ano”, afirmou a foliã.