Daniel Souza: "O credenciamento está sendo feito gratuitamente pela Sepluma, para coibir o comércio irregular no local, garantir que cada ambulante possa estar no seu local e melhorar os trabalhos desses profissionais"

A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (Sepluma), realizou durante todo o dia de ontem (5), na Praça da Cultura, a entrega de mais de 300 credenciais para vendedores ambulantes autorizados que irão atuar no comércio de comidas e bebidas durante a Festa de Momo.

A Sepluma conta também com o apoio e parceria do Departamento de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) para orientar os ambulantes sobre a manipulação e acondicionamento dos alimentos que serão comercializados durante os quatro dias de folia. "Nosso objetivo é reeducar os profissionais que trabalham com alimentos. Orientamos essas pessoas sobre uso de equipamentos de proteção individual, como toucas, luvas, sachês, entre outros utensílios que previnem a ingestão de alimentos ou bebidas contaminados", explica a coordenadora de alimentos, Dinaldete Marques.
Na ocasião, o novo secretário de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, Dr. Daniel Pereira de Souza, juntamente com a equipe de Postura da Sepluma, pediu a colaboração de todos para a realização de um Carnaval de paz e organização, informando, ainda, que, diferente de anos anteriores, o credenciamento dos caixeiros seria gratuito e explicou que o objetivo do credenciamento é organizar e identificar quem são os ambulantes que irão trabalhar efetivamente no carnaval. "O credenciamento está sendo feito gratuitamente pela Sepluma, para dessa forma coibir o comércio irregular no local da folia, bem como garantir que cada ambulante possa estar no seu local demarcado, assegurando que não haja tumulto, no intuito de melhorar os trabalhos desses profissionais", destacou o secretário.
"Precisamos que todos os ambulantes compreendam e colaborem com a organização da Sepluma, o que vai facilitar, inclusive o melhor desempenho das atividades dos próprios caixeiros. Também, avaliamos que não seria oportuno, diante da crise em que o Brasil se encontra, com alto índice de desemprego, fazer cobrança de taxa para aqueles que vão trabalhar duro durante o Carnaval, justificando, desta maneira, a liberação de uma cobrança que não resultaria, do ponto de vista financeiro, nada para o município e que, para os ambulantes, teria grande impacto", argumentou o secretário.
Daniel Souza aproveitou o momento para agradecer o empenho da equipe da Sepluma, na pessoa de Eduardo Fiquene, acrescentando que a presença dos servidores do Departamento de Postura será decisiva para a organização pretendida dos ambulantes que trabalharão no Carnaval.
"Trabalho como ambulante há mais de trinta anos e estou contentíssima pela oportunidade que a Prefeitura está dando para gente e, se Deus quiser, não só eu, mas todos nós vamos conseguir um bom faturamento este ano", comemorou a presidente da Associação dos Caixeiros de Imperatriz, Marlene Bento dos Santos.
No local do evento, os foliões também contarão com segurança e a fiscalização será reforçada, por meio de rondas ostensivas da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Setran), Corpo de Bombeiros e os comandos do 3º e 14º Batalhão de Polícia Militar. Fica terminantemente vedada a venda e o fornecimento de bebidas alcoólicas para crianças e adolescentes, mesmo acompanhados dos pais ou responsáveis. (Francisco Lima/Sara Batalha - ASCOM)