Domingos Cezar
Nascido em 13 de abril de 1942, na cidade de Tanque D'Arca (AL), onde viveu infância e adolescência, Carlos Lima de Almeida chegou a Imperatriz em 1962, dois anos após a inauguração da Rodovia Bernardo Sayão (Belém-Brasília).
Convidado pelo então prefeito João Meneses de Santana, foi secretário único da Prefeitura de Imperatriz. Após o golpe militar de 31 de março de 1964, o prefeito João Meneses foi cassado, assumindo o vice-prefeito Pedro Guarda.
O secretário Carlos Lima foi eleito vereador nas eleições de 1966. Por combater abertamente o regime militar, foi perseguido, cassado, preso e torturado. Participou ativamente da Guerrilha do Araguaia dando apoio aos guerrilheiros.
Atendendo a pedido do deputado Neiva Moreira, Carlos Lima hospedava os guerrilheiros que passavam por Imperatriz rumo ao Araguaia no final da década de 60. Em sua chácara, localizada na foz do riacho Cacau, guardava armamentos e munições.
Carlos Lima teve seu mandato cassado junto ao colega vereador João Palmeira Sobrinho às 22h do dia 24 de março de 1969, por ordem do diretor do DOPS, Coronel Alves Gondim. Por sua participação na guerrilha, se tornou personagem do livro Guerrilheiro sem rosto, do escritor Agostinho Noleto.
Em 1977, inaugura o Balneário Estância do Recreio. Em 1980, com um grupo de amigos, funda o Lions Club, tornando-se presidente da entidade, em 1983. No ano de 1986, junto a Ernando Timóteo, cria o Festival Aberto Estância do Recreio - FABER.
A convite do governador Ribamar Fiquene, foi gerente regional da Companhia de Mecanização Agrícola do Maranhão (CIMEC). Em 1988, recebeu o título de Honra ao Mérito da Câmara Municipal de Imperatriz. Em 2004, foi nomeado assessor da Secretaria Metropolitana da Prefeitura de São Luis.
No ano de 2004, é nomeado assessor especial da Assembleia Legislativa no gabinete do deputado Jura Filho. Em 2002, a Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, baseada na lei 10.559 de 13 de novembro de 2002, declara Carlos Lima como anistiado político.
Em 1º de janeiro de 2017, é nomeado pelo prefeito Assis Ramos titular da Ouvidoria-Geral do Município, onde vem realizando o trabalho de ligação entre a comunidade e o chefe do executivo municipal.
Comentários