Denis Oliveira

A cidade de Imperatriz recebe amanhã (28) a Caravana Siga Bem, maior projeto de ação social das estradas brasileiras. Durante a permanência do grupo na cidade, serão desenvolvidas ações sociais voltadas, principalmente, para caminhoneiros. Além disso, estes profissionais também serão envolvidos em brincadeiras, ações lúdicas e poderão assistir a espetáculos de teatro que tratam de temas sociais e ambientais. A programação tem início às 12h.
O evento acontece na sede da Concessionária Tocauto, localizada na rodovia BR-010, km 1352. A Caravana Siga Bem é uma ação da Petrobras Distribuidora e MAN Latina America. Em Imperatriz, conta com o apoio da Prefeitura de Imperatriz. A Fundação Cultural (FCI) deve contribuir com o evento, indicando artistas para compor as atividades lúdicas da programação.
Esta é a 13ª parada da Caravana em 2012. Antes, esteve em Itajaí (SC), Boqueirão Passo Funda (RS), Cascavel (PR), Santa Cruz do Rio Pardo (SP), Presidente Prudente (SP), duas vezes em Campo Grande (MS), Ituiutaba (MG), Araporã (MG), Brasília (DF) e duas vezes em Gurupi (TO). De Imperatriz, o grupo segue para Paragominas (PA), onde estará na próxima quarta-feira (30). Ao todo, serão 26 paradas.
A programação inclui a apresentação de bandas, corais municipais, corais de Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), grupos tradicionais de cultura e dança, duplas de música caipira e outras manifestações culturais e artísticas. Além disso, o grupo também conscientiza a necessidade de se combater a exploração sexual infantil, divulgando o disque denúncia nacional (dique 100); a violência contra a mulher; divulgando a lei Maria da Penha.
A expectativa do grupo é contar com a participação de órgãos públicos e da sociedade em geral, conforme informam, através de sua assessoria de imprensa. “Em nossa jornada, trabalhamos em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM/PR) e com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), que nos apoiam e acompanham nosso trabalho em cada parada”, diz o texto.
Também é aguardada a participação de Conselhos Tutelares, agências especializadas, delegacias e demais entidades municipais e estaduais.
A expectativa da Caravana é, em sete meses, percorrer 40 cidades em 18 estados, em um total de quase 20 mil quilômetros. Ainda de acordo com a assessoria da Caravana, o objetivo é despertar a consciência dos caminhoneiros para a realidade social do país. “Nosso objetivo é estreitar o relacionamento com os motoristas, caminhoneiros e donos de frota da região, criando uma maior consciência e o envolvimento de todos com relação ao combate à violência e abuso sexual cometidos contra crianças e adolescentes e ao enfrentamento à violência contra a mulher”, finaliza.
A previsão é que o evento seja encerrado às 21h.