As unidades móveis presentes na Caravana Mais Saúde em Imperatriz estão oferecendo uma série de atividades na área de prevenção de doenças. Os serviços da Carreta da Mulher Maranhense e do Programa Mamógrafo Móvel estão entre os mais procurados durante a ação, promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES). A Caravana Mais Saúde, que teve início nesta quarta-feira (21), acontece até sexta-feira (23) em Imperatriz e segue para Grajaú nesta segunda-feira (26).
O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, reforçou o interesse do governo em oferecer uma diversidade de serviços durante a caravana. “São, em sua maioria, atividades preventivas, fundamentais para detectar precocemente doenças como o câncer. A Caravana Mais Saúde é uma proposta de atividade itinerante que aproxima os serviços públicos de saúde da população. Estamos empenhados em oferecer uma diversidade de serviços que atendam à demanda da população”, afirmou.
Na Carreta da Mulher Maranhense estão sendo realizados testes rápidos de Sífilis, HIV e Hepatites B e C. Os resultados do exames são disponibilizados em até 1h, quando o paciente recebe o resultado e passa por aconselhamento com assistente social e psicólogo. Os testes e as consultas contam com o trabalho dos profissionais da Força Estadual de Saúde (Fesma). “Eu nunca tinha visto uma ação como essa aqui em Imperatriz, resolvi aproveitar”, contou o aposentado Antônio de Moura, 71 anos.

Mais Saúde para a mulher
Com o Programa Mamógrafo Móvel, o Governo do Estado está oferecendo atendimento especializado para as mulheres. Durante a Caravana Mais Saúde em Imperatriz, além do exame de mamografia, as mulheres têm a oportunidade de realizar o exame preventivo, que deve ser feito anualmente.
Os resultados dos exames serão entregues depois de 30 a 40 dias no Hospital Macrorregional Dra. Ruth Noleto.
Muitas mulheres procuraram os serviços, como a professora aposentada Maria Helena de Oliveira, 72 anos. “A gente tem que fazer esses exames para cuidar da saúde. Os últimos exames que fiz foi em 2004. Achei excelente essa ação porque tive essa oportunidade”, destacou Maria Helena, que também aproveitou a caravana para realizar os testes rápidos, medir a glicemia e a pressão arterial.

Combate ao câncer
O ônibus da Oncologia soma esforços à Carreta da Mulher e ao Mamógrafo Móvel na prevenção do câncer. Por meio de uma parceria com o poder público municipal de Imperatriz, o ônibus participa da caravana realizando consultas, exame papanicolau e o exame de Antígeno Prostático Específico (PSA), que pode identificar o câncer de próstata. 
O resultado dos exames serão entregues entre 15 e 30 dias no posto de saúde Nova Imperatriz. O aposentado José Napoleão Pereira, 62 anos, destacou que é importante cuidar da saúde. “Eu não perco a oportunidade. Sempre que eu vejo uma ação como essa eu participo porque sei que preciso me cuidar”, afirmou.