O projeto Caravana Arte e Cidadania nas Escolas, em sua terceira edição desenvolvida na Escola Municipal Presidente Costa e Silva, na Nova Imperatriz, inaugurou a fase de preparação de estudantes às festividades juninas. A novidade do evento, realizado excepcionalmente na terça-feira, 27, foi a presença de um trio de músicos que apresentou repertório com o melhor do forró pé de serra. A próxima edição será na Escola Municipal Guilherme Dourado, na Vila Macedo, em data a ser divulgada.
Promovida pela Fundação Cultural de Imperatriz, FCI, com parceiros, a programação contou, ainda, com oficinas e apresentações da dança do cacuriá, contação de histórias, palestra, brincadeiras em contexto com a realidade estudantil, entre outras atrações. "Neste pré-período junino estamos levando às escolas o entretenimento voltado para o São João e, como estamos com o projeto dentro da Semana Santa, também, levamos uma mensagem sobre a morte e ressurreição de Jesus", explicou o coordenador do projeto, Osório Neto.
A recreadora e contadora de histórias Jô Santos interagiu com os estudantes, com a finalidade de reforçar a importância da educação como fator de transformação das pessoas. Também integrando a caravana, o maestro Giovane Pietrinni, além do poeta e escritor Domingos Cézar, integrante da Academia Imperatrizense de Letras.
Seleção de dançarinas
Como ocorre desde o ano passado, a coordenação do projeto inicia as atividades do Caravana Arte e Cidadania nas Escolas no começo da semana com a visita à escola escolhida, reunião com direção e entrega dos quadros de exposição dos artistas da cidade.
Com o projeto voltado para os festejos de São João, Osório Neto coordena pessoalmente as oficinas de dança de Cacuriá que vem despertando o interesse dos colegiais para dança, ao mesmo tempo em que cria pequenos grupos. As jovens que se destacam nas apresentações, também, estão sendo selecionadas pela Companhia Sotaque. (João Rodrigues - Ascom)
Comentários