O Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil (Caps-IJ) é uma unidade de saúde que oferece atendimento especializado destinado exclusivamente para crianças e adolescentes com transtornos mentais graves e persistentes. Os usuários são avaliados e acompanhados por uma equipe multidisciplinar que oferece atendimento terapêutico, ocupacional, médico e psicológico. A estrutura do centro é completa e conta com salas de atendimento, coordenação, secretaria, copa/cozinha, sala para atividades em grupo, reuniões, oficinas, brinquedoteca e área externa para vivência e lazer.
Segundo a coordenadora do Caps-IJ, Nádia Lima de Pereira Lopes, o órgão é uma instituição que atende à criança, ao adolescente e à família, dando suporte terapêutico diariamente. “Quando chegam ao Centro, as crianças e adolescentes passam primeiramente por uma triagem e depois disso damos início ao tratamento. Qualquer pessoa pode vir aqui em busca de atendimento, mas há casos de encaminhamentos via Conselhos Tutelares, escolas ou Vara da Infância e da Juventude. Além da vinda feita a partir de encaminhamento, as pessoas podem procurar espontaneamente”, informa a coordenadora.
Nádia Lima explica, ainda, que dependendo da patologia, as crianças recebem atendimento durante um mês, um ano, dois anos e outras que precisam de atendimento intensivamente por um longo período, e só recebem alta após avaliação da equipe junto à família, definindo se a criança está apta para ser reinserida no convívio social sem a necessidade de acompanhamento psicossocial. “Nossa demanda são crianças a partir dos seis meses aos dezoito anos de idade, podendo se estender para aqueles pacientes que já recebem apoio e acompanhamento pelo Centro”, destaca.
O Caps-IJ é composto por uma equipe multidisciplinar formada por cuidador social, enfermeiros, psicólogo, psicopedagogos, pedagogos, psiquiatras, educador físico, técnico em Enfermagem, além da equipe administrativa, os quais oferecem, entre outras terapias, a possibilidade de participação em grupos ocupacionais, psicoterápicos e familiares.
Atendimento - O Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil atende crianças e adolescentes de zero a dezoito anos com transtornos mentais/bipolar, neuroses, psicoses, autismo, depressão, esquizofrenia, hiperatividade etc. Para atendimento é necessário apresentar original e cópias da Certidão de Nascimento, RG e cartão do SUS da criança ou do adolescente, bem como documentos pessoais e comprovante de endereço do responsável.
O Caps-IJ funciona na Rua Sergipe, nº 23, entre ruas Gonçalves Dias e Rui Barbosa, bairro Três Poderes. O horário de funcionamento é das 8h às 12h e das 14h às 18h, de segunda a sexta-feira. (Francisco Lima / ASCOM)
Comentários