O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS ad) tem novo coordenador: Fábio Nascimento da Silva. Ele disse, em entrevista à reportagem, que o objetivo da unidade é oferecer serviços para pessoas com problemas pelo uso de álcool ou outras drogas, fazendo o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e o fortalecimento dos laços familiares e comunitários.
“Nós assumimos esse departamento sob a coordenação-geral de Isabela Godinho, com a meta de trabalhar pró-ressocialização dos dependentes químicos”, disse ele, ao explicar que o cidadão é acolhido pela unidade e, posteriormente, a entrevistas, exames médicos e a um projeto terapêutico personalizado.
“Esse paciente acaba participando de grupos e oficinas terapêuticas, bem como a atendimentos psiquiátricos, médicos, assistentes sociais e nutricionistas”, frisa ele, que assinala que o dependente químico também recebe gratuitamente medicamentos para iniciar seu tratamento pela unidade do CAPS.
Fábio Nascimento ressalta que o pronto-atendimento é feito ainda em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) por meio do Departamento de Atenção Básica (DAS), da Prefeitura de Imperatriz. “Nós temos ainda um projeto [aprovado] chamado de ‘Consultório de Rua’, formado por uma equipe, que se deslocará até o local onde a pessoa esteja fazendo uso de drogas [lícitas e ilícitas]”, disse.
Ele assegurou que a equipe está sendo formada e, brevemente, atuará nas ruas e avenidas do centro e dos bairros da grande Imperatriz. “Nós queremos frisar que existe ainda um grupo que trabalha no pronto-atendimento familiar, reunindo quinzenalmente essas pessoas, pois entendemos que a ‘família também precisa ser tratada’”, frisou.
O novo coordenador do CAPS diz ainda que durante esse tratamento com os familiares são discutidos diversos temas, inclusive a dificuldade enfrentada pela família para o tratamento do paciente envolvido com drogas. “Nós sabemos que a família acaba adoente junto com esse dependente químico”, observou. (Comunicação)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14209
Comentários