O encontro trabalhou o tema Construção da escrita: habilidade fundamental no letramento e alfabetização

Inspirados na frase de Emília Ferreiro: "Por trás da mão que pega o lápis, dos olhos que olham, dos ouvidos que escutam, há uma criança que pensa", professores de turmas de Correção de Fluxo da rede municipal participaram de segundo encontro de formação deste ano, na quinta-feira, 26.

Acolhida, estudo de textos, leitura compartilhada, socialização e atividades marcaram o encontro promovido pelo Departamento Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, na responsabilidade da professora Francisca Rita, coordenadora do Programa de Correção de Fluxo, que atende 14 turmas com 225 alunos em 12 escolas municipais.
"Neste encontro trabalhamos o tema Construção da escrita: habilidade fundamental no letramento e alfabetização. Um dos objetivos é de compreender a concepção de alfabetização na perspectiva do letramento, com foco na escrita alfabética", esclareceu Francisca Rita.
Segundo ela, a capacitação também tem foco no conhecimento das propriedades do Sistema de Escrita Alfabética (SEA) para consolidação da alfabetização. Na oportunidade, alunos receberam material didático elaborado especificamente para as turmas de Correção de Fluxo.
A Semed atua, também, na realização de ações em parceria com escolas e famílias. Também na quinta-feira, 26, na Escola Municipal Costa e Silva (Nova Imperatriz) o Setor de Acompanhamento Escolar realizou mais um encontro "Família na Escola", que tem sido desenvolvido em toda a rede municipal de ensino de Imperatriz com palestras, reuniões e encontros que envolvem os pais na rotina escolar. Entre os temas, estão infrequência, bullying, família e escola. (Luana Barros)