Sensibilizar e qualificar gestores municipais e profissionais sobre câncer de pênis, próstata e construir linhas de cuidados na promoção, prevenção, tratamento e acompanhamento das doenças e agravos na população masculino. Esse é o objetivo da capacitação que será realizada hoje e amanhã, em horário integral, no auditório da regional de saúde de Imperatriz.
De acordo com o coordenador do Programa Saúde do Homem da Prefeitura de Imperatriz, Genivaldo Carvalho, o evento será realizado em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), Secretaria Municipal de Saúde (Semus), Sociedade Científica e coordenadores da Atenção Primária em Saúde.
Ele explica que o reconhecimento de que os homens entram no serviço de saúde por meio da atenção especializada, como consequência do agravo da morbidade e a sobrecarga financeira ao sistema e, sobretudo, o sofrimento físico e emocional, tanto para o homem adoecido como para a família na luta pela conservação da saúde.
Segundo ele, a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem está alinhada a Atenção Primária em Saúde, porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS), em consonância com a Estratégia da Saúde da Família (ESF), visando estimular o auto cuidado, bem como reconhecimento que a saúde é um direito social básico e de cidadania de todos os homens.
A Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão, considerando a necessidade de implementação da política, por meio de qualificar o processo de descentralização, organização e gestão das ações e os serviços do SUS, resolve fortalecer seu compromisso e responsabilidade sanitária.
Programação
O coordenador Genivaldo Carvalho informa que a programação da Capacitação da Política de Atenção à Saúde do Homem começa às 8h – inscrições e entrega de material didático; 8h30 – solenidade de abertura; 9h – Política Nacional de Atenção à Saúde do Homem – “Um Panorama no Estado do Maranhão” (palestrante: Maria Teresa Pereira de Carvalho – enfermeira sanitarista e chefe do Departamento Adulto e Idoso); às 10h – Prevenção, Detecção e Tratamento do Câncer no trato genital masculino – (palestrante: Dr. Antônio de Pádua Silva Sousa – médico urologista do Hospital Universitário – HPD e Hospital Traquino Lopes Filho – HTLF).
Já às 11h acontecerá a palestra “Doenças do Coração do Homem”, que será ministrada pelo Dr. Renildo Leal Santos – Cardiologista/Clínica Médica.
Na parte da tarde (14h) – acontece a palestra “Saúde do Homem: Uma visão multiprofissional” – Mesa Redonda: A importância da Estratégia da Saúde da Família na Política de Atenção à Saúde do Homem, cujo palestra será dada pela professora Silva Maria Costa Amorim (chefe do Departamento da Estratégia da Saúde da Família-SES).
Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) na vida do homem será outro tema da Mesa Redonda que será proferida pela socióloga Ana Luiza Borges, técnica do Departamento DST/AIDS, da Secretaria de Estado da Saúde (SES).
E o Aspecto da Saúde Mental na População Masculina terá como palestrante o técnico do Departamento de Atenção à Saúde Mental, do SES. (Comunicação)
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DE QUINTA-FEIRA (10)
08h30 – A importância da Humanização no acesso do Homem no Serviço de Saúde
Palestrante: Jamerson Ferreira Leite Junior – Psicólogo: técnico do Departamento da Criança (SES)
09h30 – Disfunções sexuais masculina – compreendendo o problema
Palestrante: Dr. Alysson Rêgo Mendes / Urologista-Cirurgia Geral
10h30 – Tabagismo e suas implicações à Saúde do Homem
Palestrante: Maria Teresa Pereira de Carvalho – Enfermeira Sanitarista
11h00 – Apresentação do PTA do Homem
Palestrante: Maria Teresa Pereira de Carvalho – Enfermeira Sanitarista
TARDE
14h00 – Protocolo de implantação da Política da Saúde do Homem
Palestrante: Maria Teresa Pereira de Carvalho – Enfermeira Sanitarista
Comentários