Nascida no nordeste brasileiro, de Imperatriz, crescida na periferia de Brasília. Deu início a sua carreira musical em Natal (RN) utilizando o rap como forma de expressão. Em 2005, de volta a Brasília, assumindo-se como Mc, sua ancestralidade vem à tona com a descoberta da Cultura Popular Brasileira, um misto de memória e surpresa alimentada pela embolada, o repente e o samba de coco, que enriquecem o seu trabalho musical. Ano em que teve contato com a Rede Mocambos, com quem atua até hoje como arte-educadora.
Considerada a nova revelação da música brasileira, a cantora e compositora maranhense, radicada em Brasília, Thabata, comemora 13 anos de carreira com show inédito para a gravação do DVD “Novidades Ancestrais”.
O álbum lançado em 2014 é o primeiro trabalho autoral da artista, que envolve elementos da cultura urbana com ritmos tradicionais. Alimentados pelo rap, embolada, repente e o samba de coco. Um som original que aborda o empoderamento da raça negra, representando diferentes fases da carreira da artista.
São onze composições somadas às influências e pesquisas pessoais dos músicos que fizeram parte da gravação do CD, que contou com algumas participações especiais, como o maestro e saxofonista Ademir Júnior, entre outros. Atualmente a banda que acompanha Thabata possui uma nova formação e conta com músicos de diversas vertentes musicais para compor o seu trabalho.
Com uma voz marcante, rica em swing, as composições do álbum “Novidades Ancestrais” tiveram grande aceitação. Dentre as já conhecidas do público, estão as músicas “Alisar pra quê?” e “Aurora Cintilante”. Canções que trazem à tona contemporaneidade e ancestralidade, expressadas pela bela voz da cantora.
Em resposta ao público e como resultado deste misto cultural fascinante, em 2016 a artista renovou o seu trabalho musical e vem preparando com carinho para seus fãs o show de gravação do DVD “Novidades Ancestrais”. Um evento gratuito, que ocorrerá no dia 22 de junho, às 20h, em Brasília, no SESC da Ceilândia.
Publicado em Cidade na Edição Nº 15635
Cantora imperatrizense grava DVD em Brasília
A mais nova revelação da música brasileira encanta o público com composições autorais que misturam rap e cultura popular
Comentários