Parte das tradições natalinas, as populares Cantatas têm origem no período barroco, quando eram compostas a partir de inspirações religiosas por grandes músicos, como Bach, Beethoven e Shostakovich. Em Imperatriz, a Fundação Cultural está promovendo apresentações de Cantatas Natalinas no Aeroporto Renato Cortez Moreira, na Rodoviária Jackson Lago e na casa do Papai Noel, localizada na Avenida Beira-Rio.
De acordo com Lucena Filho, presidente da Fundação Cultural de Imperatriz, esta é uma tradição que vem sendo respeitada e fortalecida em nossa cidade e que a cada ano ganha um toque diferente. “O importante é que o poder público tenha sensibilidade e ofereça aos imperatrizenses espetáculos como esse, que em sua simplicidade e beleza compõe o clima e o espírito natalino”, afirmou.
Neste ano, as cantatas estão sendo apresentadas pelo grupo Xaxado Pé-de-Serra, liderado pelo consagrado músico Seu Genú, que soma muitos anos de experiência e talento musical. Inovando, as cantatas natalinas ganham um toque regional quando executadas pelo grupo. “Estamos misturando o Papai Noel com o Luiz Gonzaga, aproveitando a época natalina e o centenário do Gonzagão para fazer uma apresentação muito rica culturalmente”, declarou.
Até o dia 23 de dezembro, as apresentações acontecem pela manhã na rodoviária, à tarde no aeroporto e à noite na Avenida Beira-Rio. (Comunicação)