Candidatos caem na piscina para fazer os testes

Hemerson Pinto

Foram duas etapas do Teste de Aptidão Física. Uma com provas de velocidade e resistência em corrida e a outra em natação. A primeira etapa foi realizada na Avenida Beira-Rio e a segunda na piscina de uma universidade particular de Imperatriz. Os aprovados poderão trabalhar como guarda-vidas nas praias do Cacau e Meio no período de verão 2014.
Dos 52 inscritos, 49 passaram pelas provas de corrida. Do total, nem todos compareceram à prova de natação, o que representa desistência. Os candidatos foram submetidos a vários procedimentos na água, acompanhados de avaliadores, agentes da Defesa Civil do Município e oficiais do 3º Grupamento de Bombeiros Militar.
“Os que passarem vão fazer o curso. Trinta vão compor a equipe de guarda-vidas e os demais ficarão como reserva”, explicou o superintendente da Defesa Civil, Francisco das Chagas. O órgão está preparando os detalhes para o veraneio nas praias do rio Tocantins no município de Imperatriz.
Segundo Francisco das Chagas, toda a estrutura de som, palco, a parte elétrica, a demarcação da área de banho está sendo preparada, mas ainda depende do nível do rio Tocantins. “Estamos fazendo acompanhamento da vazão, que até agora está acima do que nós precisamos para necessidade de praia, que é de no máximo 1.100m³ de água por segundo. Uma sequência de vários dias com essa vazão nos indica que poderá ser aberto oficialmente o período de praias”, afirma.
A previsão da Defesa Civil é que as praias sejam abertas entre o final do mês de julho e o começo de agosto. O curso para guarda-vidas começa no dia 07 e vai até o dia 18, quando acontece a entrega da certificados e formatura.